Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Nenem Almeida e demais parlamentares recebem profissionais do Idaf na Aleac

sessao-aleac-o300419
sessao-aleac-l300419

Deputado Nenem almeida e demais parlamentares recebem profissionais do Idaf na Aleac

O deputado Nenem Almeida (SD) solicitou suspensão da sessão de hoje (30) para receber profissionais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF). Eles pediram aos parlamentares que os mesmos intervenham junto ao governo e que a Instituição continue recebendo incentivos para realizar seu trabalho.

O diretor técnico do Idaf, Jessé Monteiro, fez uma explanação sobre as atividades que são realizadas pelo Instituto e os números referentes à agropecuária no Estado. O profissional também falou sobre a importância de que sejam suspensas as vacinas contra febre aftosa para que a carne bovina produzida aqui, seja exportada para outros países.

“O Idaf precisa urgentemente de reforço financeiro, concurso público e reforma dos prédios e, nesse sentido, viemos pedir o apoio dos parlamentares para que intervenham junto ao governo. Aqui foram apresentadas algumas atividades que são exercidas pelo Órgão. Também foi solicitada a retirada da vacina contra febre aftosa, uma vez que o Estado está livre da doença há duas décadas, e o fato de ainda vacinarmos o gado, acaba gerando desconfiança por parte dos compradores de fora do país e isso nos impede de exportar”, disse.

O superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Acre, Luziel Carvalho disse que o governo do Estado precisa investir nas ações do Idaf. “A última etapa de vacinação contra a febre aftosa ocorrerá daqui há seis meses e nós necessitamos do total apoio do governo para que isso aconteça. Nós só precisamos fechar a prestação de contas do convênio que ainda está em aberto e nós estamos contando com o apoio do Executivo. Esse é um investimento que o Estado precisa fazer, sem dúvida alguma, o retorno será gigantesco para a economia do Acre”, disse.

O deputado Nenem Almeida (SD) ressaltou que os profissionais já foram recebidos pelo governador Gladson Cameli (PP) e que na ocasião o gestor assegurou que vai buscar medidas que estruturem o Idaf. Disse ainda que o investimento no agronegócio do Estado foi uma promessa de campanha que será cumprida.

“O que nos foi mostrado não é gasto, é investimento. É importante que apoiemos o Idaf para que ele tenha a melhor condição possível para desempenhar seu papel. Quero ser o deputado do agronegócio, coloco meu gabinete à disposição de vocês. Contem comigo! ”afirmou.

O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deputado Nicolau Júnior (PP) assegurou seu apoio aos profissionais do Idaf e garantiu que todos os parlamentares irão se unir para garantir melhorias para o Instituto.

“Tenho certeza que esse é um assunto muito importante e vocês terão todo nosso apoio. Precisamos nos unir, pois essa foi uma das bandeiras de campanha. Para o Acre crescer nós precisamos investir no agronegócio. A Aleac está à disposição, pois é nosso desejo que o Estado cresça e o governo dê certo”, concluiu.

Os pequenos produtores de gado no Estado representam 70% do número total de pecuaristas. Atualmente, o Acre conta com cerca de cinco bilhões de reais em bovinos, representando 12% do Produto Interno Bruto (PIB). Ao ano, são produzidas cem mil toneladas de carne, destas, setenta mil são exportadas para outros estados brasileiros.

Andressa Oliveira
Agência Aleac