Assembleia Legislativa do Estado do Acre

José Bestene anuncia retorno de médica especialista em UTI Neonatal ao Hospital da Criança

Na sessão desta quarta-feira (27) o deputado José Bestene (PP) disse que a reivindicação feita pelos pediatras que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança durante reunião com os deputados na última terça-feira (27) foi resolvida. Os pediatras protestaram no prédio da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) contra a transferência da única médica especialista em UTI neonatal que atuava naquela unidade de saúde. Segundo eles, a profissional teria sido afastada após um suposto desentendimento com o diretor da instituição.

O parlamentar informou que conversou com o diretor do Hospital da Criança, o médico Wagner Bacelar, e o mesmo voltou atrás na decisão de transferir a médica. “Depois da reivindicação dos médicos pediatras nós resolvemos levar a questão ao diretor do Hospital da Criança, e ele prontamente nos atendeu e resolveu o problema. Ele conversou com a médica Eliza e resolveu voltar atrás na sua decisão. O que queremos é que as crianças sejam bem assistidas, o bem-estar da população deve estar acima de tudo. Na saúde pública é assim, a gente dá um passo atrás para poder dar dois passos à frente”, disse.

A respeito da reunião realizada com os pais de jovens e crianças que sofrem com as reações desde que receberam a vacina contra HPV, Bestene também destacou os encaminhamentos que foram tomados pela Comissão de Saúde do Poder Legislativo.

O progressista, que também é presidente da Comissão, disse que conversou com o secretário de Saúde, Alysson Bestene, sobre o assunto e o mesmo possibilitou a ida dos pacientes em situação mais grave ao um centro especializado fora do Estado. O deputado disse ainda que continuará cobrando uma resposta do Ministério da Saúde a respeito do caso.

“Ontem fiquei muito sensibilizado. É triste ver a situação dessas crianças. Mas temos boas notícias, assim que acabou a reunião notificamos a Sesacre e solicitei que a mesma enviasse uma equipe para cuidar desses meninos e meninas. A partir de hoje tem um médico infectologista à disposição desses pacientes na Fundação Hospitalar, ele que ficará responsável por eles a partir de agora. Fomos também ao setor de atendimento especializado e eles de imediato fizeram um encaminhamento a um centro especializado de Porto Alegre, ou seja, a paciente que está internada atualmente em estado grave na Fundação Hospitalar receberá tratamento fora do Estado”, complementou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac