Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite convida população para reunião com diretor da Aneel

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) se pronunciou durante a sessão desta quarta-feira (27) sobre o anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estipulou uma redução de aproximadamente 3% no reajuste da tarifa de energia no Estado. O parlamentar convidou líderes dos movimentos sociais e autoridades para participarem na próxima sexta, às 10 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, de uma reunião com o diretor-geral da Agência, André Pepitone da Nóbrega.

Após reajustar a tarifa elétrica em 21%, a Aneel estabeleceu que desse percentual deve ser diminuído aproximadamente 3%, o que vai acarretar em uma leve queda no valor cobrado atualmente. O senador Sérgio Petecão (PSDB) entrou em contado com o deputado Jenilson Leite e pediu que o mesmo viabilizasse uma reunião com o gestor da Aneel no Poder Legislativo acreano.

“Nós iremos dialogar com representantes dos movimentos sociais e dos poderes constituídos e aqui iremos indagar o diretor sobre os motivos que levaram a Aneel a permitir esse aumento. Há um tempo temos encampado essa luta é não podemos recuar. A população acreana não tem condições de pagar esses valores abusivos que estão sendo cobrados”, afirmou.

Jenilson salientou também que a união dos acreanos e de seus representantes já abriu portas para um novo diálogo que possibilitou essa diminuição, no entanto, a luta deve continuar. Ele convidou todos os interessados a participarem da reunião com o diretor da Aneel, que acontecerá nesta sexta-feira (29), no plenário da Aleac.

“A energia do Acre é uma das mais caras do país, o valor diminuído ainda é muito pequeno, por isso não podemos recuar agora. Não vamos aceitar esse absurdo. Pediremos também que o governo devolva o valor cobrado indevidamente e que já foi pago pelos acreanos. Outros estados já fizeram isso logo após conseguirem a diminuição do valor cobrado”, finalizou.

Andressa Oliveira
Agência Aleac