Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Saúde da Aleac recebe pais de jovens que sofrem com reações após vacina contra HPV

Pais de crianças e adolescentes que apresentaram problemas após vacinação contra HPV reunidos com deputados

Membros da Comissão de Saúde Pública e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) receberam na manhã desta terça-feira (26) pais de jovens e crianças que sofrem reações desde que receberam a vacina contra HPV. Os progenitores pedem que o governo tome uma atitude para acabar com o sofrimento das famílias.

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) destacou que esse é um problema que deve ser também de responsabilidade do governo federal, uma vez que a imunização faz parte de uma iniciativa do mesmo. Ele pede que o Ministério da Saúde envie especialistas ao Estado para que possam estudar melhor o caso dos jovens.

“É necessária uma medida de caráter investigativo e urgente. Precisamos tomar uma decisão em relação a esses casos, para saber se foi um lote da vacina que ocasionou isso. O Ministério da Saúde precisa contribuir nessa questão”, afirmou.

O presidente da Comissão, deputado José Bestene (PP), afirmou que vai pessoalmente conversar com o secretário de Saúde, Alysson Bestene, e o governador Gladson Cameli (PP) para possibilitar a ida dos jovens que estão em situação mais grave a um centro especializado fora do Estado.

“É de extrema importância que façamos algo e logo. Algumas vezes esses pais já nos procuraram e é triste ver a situação dessas crianças. De imediato, já afirmo que buscarei, ainda hoje, medidas que possam facilitar a ida daqueles que estão em situação mais grave para fora do Estado. É necessário que se investigue a fundo o que de fato ocorre com esses jovens, aqui no Acre não temos um hospital que possa fazer isso”, disse.

Ao final da reunião foi indicada a criação de uma comissão de parlamentares que irão levar o problema ao Congresso Nacional e buscar medidas mais eficazes para tratar os jovens.

Andressa Oliveira
Agência Aleac