Roberto Duarte pede que Estado e União tomem medidas urgentes para ajudar vítimas de vacina contra HPV

O deputado Roberto Duarte (MDB) defendeu durante a sessão desta quinta-feira (28) que as crianças que tiveram reações após tomar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) recebam assistência total do Ministério da Saúde (MS). O parlamentar relatou que acompanha o caso há anos e diariamente recebe pedidos das mães que alegam já não saberem a quem recorrer em busca de ajuda para seus filhos.
Atualmente a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) investiga 46 casos de meninos e meninas que após serem imunizados contra o HPV passaram a apresentar convulsões e outros sintomas que têm prejudicado suas vidas. O Ministério da Saúde chegou a enviar especialistas para investigar os casos, mas os pais alegam que atualmente estão abandonados pelo poder público e procuraram a Aleac para pedir ajuda aos deputados.
“Acompanho essa causa há muito tempo, as lutas que essas mães têm travado com Estado, município e União é grande. É preciso saber a origem desse problema. Faltam medicamentos e aparelhos para a realização de exames nessas crianças. Se elas ficaram assim após uma campanha de vacinação pública, então governo, município e União têm que se responsabilizar pelo tratamento delas”, ajuizou.
Roberto Duarte relatou que em alguns pontos houve melhora no atendimento das crianças afetadas, no entanto, faltam diversos medicamentos e os pais não têm condições de comprá-los. Ele se disponibilizou a continuar lutando junto com os pais para que o poder público tome uma medida urgente em favor dessas famílias.
“Não é justo o que está acontecendo, essas crianças estão perdendo a infância, a juventude, estão reféns de medicamentos, sofrendo convulsões diárias. É inaceitável que Estado, município e União não se manifestem. Nós precisamos de respostas e urgente, pois já esperamos tempo demais e até agora nada foi resolvido”, concluiu.
Andressa Oliveira
Agência Aleac