Jonas Lima lamenta redução do Pronaf: “Os nossos produtores rurais não merecem isso”

Na sessão desta quarta-feira (27) o deputado Jonas Lima (PT) demonstrou preocupação com a redução do Pronaf Agroindústria (financiamento a agricultores e produtores rurais familiares, pessoas físicas e jurídicas, e a cooperativas para investimento em beneficiamento, armazenagem, processamento e comercialização agrícola, extrativista, artesanal e de produtos florestais; e para apoio à exploração do turismo rural).
De acordo com o parlamentar, o financiamento estaria sendo feito normalmente através dos bancos e que a redução causou surpresa aos produtores rurais. “Estou preocupado porque os financiamentos estavam sendo realizados normalmente pelos bancos e hoje, para nossa surpresa, recebemos essa notícia. Uma preocupação a mais para o homem do campo. Nós temos que tentar resolver essa situação, tem produtor que está com toda a documentação pronta para financiar e agora não pode, não tem recurso”, disse.
Jonas disse que solicitará uma reunião com o superintendente do Banco da Amazônia (BASA) para tratar do assunto. “Não podemos ficar de braços cruzados e desde já convido todos os parlamentares para entrar nessa luta. Nossos produtores não podem ficar desamparados, nós temos que nos movimentar. Amanhã vou protocolar um requerimento solicitando do superintende do BASA uma explicação, sou representante do povo, filho de agricultor, não posso me calar”, enfatizou.
O deputado salientou ainda que pedirá apoio da bancada federal do Acre. “Essa é uma luta que não envolve bandeira partidária, esse é um debate de todos. Vou acionar os nossos deputados federais. Ontem, me reuni com 30 agricultores de Cruzeiro do Sul e eles estão arrasados, tinha produtor que estava pronto para financiar dois hectares de café, mas o recurso não caiu, preocupante”, concluiu.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac