loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique repudia aumento na tarifa de energia no Estado

Durante a sessão desta terça-feira (18) a deputada Eliane Sinhasique (MDB) protestou contra o aumento na tarifa de energia que passou a vigorar desde o último dia 13. O reajuste foi solicitado pela Energisa, empresa privada que arrematou a Eletroacre em leilão, e concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O valor da tarifa elétrica sofreu um reajuste de 21% na taxa doméstica e 26% na industriária. Eliane Sinhasique afirmou que isso é um crime contra o consumidor acreano, que, de acordo com ela, atualmente paga a taxa mais alta do país.

“Subo à tribuna hoje para protestar e repudiar o aumento na tarifa de energia. Esses engravatados da Aneel ficam dentro de seus escritórios decidindo a vida de milhares de pessoas que já fazem malabarismo para sobreviver com um salário mínimo, que está congelado, e eles ainda aumentam a taxa de um serviço essencial para se ter qualidade de vida”, alegou.

A Aneel alega que o principal motivo para que optassem pelo reajuste foi a falta de chuva no Brasil no decorrer do ano. Eliane Sinhasique convidou os executivos da Agência para visitarem o Estado e justificarem os reais motivos da mudança.

“Baseados em que Aneel resolver permitir esse aumento? Quais foram as argumentações utilizadas pela Energisa que os convenceu a permitir isso? Um aumento de 21%, muito acima da inflação, é para quebrar o Acre, impedir os negócios de prosperarem aqui. Isso é um crime contra a economia popular. Engravatados da Aneel, saiam dos seus escritórios em Brasília e venham conhecer a realidade do Acre”, convidou.

Andressa Oliveira
Agência Aleac