loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Heitor Júnior faz alerta sobre número de casos de câncer de próstata no Estado

Durante sessão realizada nesta terça-feira (13), o deputado Heitor Júnior (PODE) fez um alerta sobre o aumento nos casos de câncer de próstata no Acre. O parlamentar salientou que são realizadas poucas ações em prol da saúde do homem, e que o preconceito em relação ao exame ainda é um tabu a ser quebrado para evitar que mais mortes aconteçam decorrentes da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) apresentou dados apontando que 61 casos de câncer de próstata foram notificados em todo Acre até o final de 2017. Destacou também que 1 em cada 9 homens serão atingidos pela doença em todo o Brasil.

“Estou muito preocupado com os casos de câncer de próstata no Acre. Novembro é um mês dedicado à saúde do homem e observamos poucas ações sendo executadas para prevenir esse tipo de doença, que atinge especificamente a ala masculina. Os números apresentados pela Sesacre assustam, pois muitas são as mortes decorrentes dessa doença, que é totalmente curável”, disse.

Heitor Júnior destacou que o preconceito ainda é um dos tabus no diagnóstico do câncer de próstata. Muitos homens se negam a se tratar porque não querem fazer o exame de toque. “Precisamos acabar com esse preconceito e incentivar que façam o exame. É uma atitude que pode salvar vidas”, ressaltou.

Fatores de risco

Antecedente familiar tem grande importância – um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco de desenvolver a doença do que a população em geral. O risco é ainda maior para os homens que têm um irmão com a doença. Se o paciente tiver menos de 65 anos e mais de um parente afetado pela doença, o risco aumenta de 6 a 11 vezes.

Andressa Oliveira
Agência Aleac