Aleac promove solenidade em homenagem a cerimonialistas

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (25) uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional do Cerimonialista, comemorado no próximo dia 29. A solenidade é fruto do requerimento do deputado Daniel Zen (PT) e contou com a presença de cerimonialistas de várias instituições do estado.

O Dia do Cerimonialista foi sancionado pelo saudoso ex-vice-presidente da República, José de Alencar, em 16 de novembro de 2009. O papel do cerimonialista é essencial para a organização de um evento, uma vez que tem como objetivo principal promover tranquilidade e segurança para anfitriões e convidados.

Lina Grasiela, representante do Comitê Nacional de Cerimonial Público e Protocolo na Região Norte, destacou os 25 anos de existência da instituição e os trabalhos realizados pela mesma. “Neste ano em que o Comitê comemora seu jubileu de prata, com 25 anos de atuação, muito me honra fazer parte deste evento, o primeiro que homenageia essa profissão, que existe no Brasil desde a era colonial. Temos por finalidade estimular a participação e integração de todos os profissionais de Cerimonial de todo o nosso país, facilitando também as trocas de informações no mundo todo.”

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) destacou o importante papel do cerimonialista para que um evento seja bem-sucedido. O parlamentar parabenizou os profissionais presentes na solenidade e colocou seu mandato à disposição dos mesmos. “A importância do papel que vocês têm em nossa sociedade, organizando as reuniões, sociais faz toda uma diferença. É muito bom realizar um ato e obter sucesso no desenrolar do evento. Estamos à disposição para outras sessões e momentos importantes na vida profissional de vocês”, destacou.

Jackie Pinheiro, representando o cerimonial da vice-governadora, agradeceu a homenagem e falou do orgulho que sente ao ter escolhido a profissão. “Estou muito feliz com essa iniciativa, agradeço ao deputado Daniel Zen por ter apresentado esse requerimento, hoje é um dia muito especial. Iniciei a profissão de cerimonialista na década de 80, e confesso que foi uma decisão mais que acertada. Trabalhei no Tribunal Regional Eleitoral, no Tribunal de Justiça, no Poder Executivo municipal e depois no estadual. Hoje, me sinto emocionada em fazer parte dessa homenagem”, disse.

Daniel Zen, autor do requerimento para a realização da sessão solene, falou sobre o papel importante que os cerimonialistas desempenham. O parlamentar reiterou que além de trabalhar em todas as atividades legislativas, os deputados têm buscado fazer o justo reconhecimento das profissões.

“Muitas das nossas atividades dependem do trabalho de vocês. Aqui, no Poder Legislativo, é algo essencial para o bom funcionamento das sessões. Temos nos dedicado, além dos debates e todas as atividades legislativas, a também fazer o justo reconhecimento a diversos setores da sociedade e entidades que prestam serviços relevantes. Reconhecer a importância das mais diversas categorias profissionais é ter percepção do papel de cada um deles”, finalizou.

Ao final da solenidade, as cerimonialistas Lina Grasiela e Terezinha Mascarenhas, que é fundadora do Cerimonial do Poder Legislativo, receberam das mãos do deputado Daniel Zen, acompanhado dos deputados Nelson Sales (PP), Whendy Lima (PSL), Gehlen Diniz (PP) e Jenilson Leite, a comenda da Ordem do Mérito Legislativo do Acre. A honraria é concedida a personalidades ou instituições que prestaram relevantes serviços ao estado.

Andressa Oliveira