Deputado Lourival Marques solicita instalação de posto fixo do IDAF no trevo da estrada de Xapuri
Na sessão desta terça-feira (25) o líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Lourival Marques, apresentou uma indicação ao governo do Estado solicitando a instalação de um posto fixo 24 horas do Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal do Acre (IDAF) no trevo da estrada de Xapuri.
Segundo o parlamentar, a instalação do posto tem por objetivo garantir maior fiscalização no transporte de animais e nos produtos de origem vegetal e animal que entram e saem do Acre, tendo em vista que o trevo de Xapuri é considerado a entrada para a região de fronteira que compreende Brasileia, Pando, Bolívia e Peru.
“Sem contar que a maior fiscalização garante que o consumidor terá em sua mesa produtos seguros para o consumo, sem risco de ocasionar enfermidades transmitidas por alimentos. Além disso, a inspeção e fiscalização dos produtos evita fraudes em alimentos e garante o cumprimento dos regulamentos técnicos de identidade e qualidade dos produtos elaborados pela indústria alimentícia, garantido, assim, um produto de qualidade para a população”, frisou o parlamentar.
Ainda visando o fortalecimento do IDAF, o deputado apresentou outra indicação solicitando do governo do Estado a instalação de uma plataforma on-line de atendimento ao produtor rural – Programa QR-Code GTA. Lourival Marques frisou que o IDAF, criado no ano de 2003, tem o desafio diário de manter a certificação sanitária de animais, vegetais, produtos e subprodutos de origem animal ou vegetal para o mercado brasileiro ou internacional.
“Com a visão de empreendedorismo e acompanhando as inovações tecnológicas, fazemos menção para que no futuro este renomado instituto possa emitir a Guia de Trânsito Animal totalmente digital, através de um QR-Code, de uma chave de segurança gerada pelo sistema e de código de barras que contenha informações da GTA, compatível com smartphones e outros, agilizando as transações comerciais que praticamente se concretizam no meio virtual”, finalizou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac