Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Raimundinho da Saúde relata dificuldades de pessoas com deficiência

Na sessão desta terça-feira (28) o deputado Raimundinho da Saúde (PODE) destacou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data é comemorada de 21 a 28 de agosto com o objetivo de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para as suas necessidades, através de ações específicas nesses 8 dias.

Para o deputado, apesar da importância da data que vem sendo celebrada por entidades e associações desde 1964, as pessoas com deficiência não têm muito o que comemorar. “Hoje se encerram as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e eu realmente fico constrangido por não termos nada para comemorar, nenhuma conquista. A verdade é que não progredimos quase nada. É uma pena que os governos federal, estadual e municipal nada fazem para garantir a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. É lamentável”, disse.

O parlamentar falou ainda dos obstáculos que encontrou no decorrer do seu mandato para garantir a realização de ações que garantissem a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência.

“Desde o início do meu mandato venho questionando a falta de aquisição de aparelhos locomotores, de próteses, de cadeiras de rodas, dentre outros. Os governantes precisam olhar mais por essas pessoas, elas não precisam de piedade e sim de oportunidades. Essas pessoas não precisam de esmola, elas apenas querem que seus direitos sejam respeitados. Elas querem se sentir capazes, e são. Minha luta pela melhoria da qualidade de vida dessas pessoas com deficiência vai continuar, eu não vou esmorecer”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac