Deputado Daniel Zen apoia debate na Comissão de Serviço Público sobre novo horário de atendimento da OCA e delegacias

O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), defendeu na sessão desta quarta-feira (25) que o debate sobre a mudança de horário no atendimento da Central de Serviço Público (OCA) seja feito pela Comissão de Serviço Público do Poder Legislativo. A proposição do deputado aconteceu após vários parlamentares se manifestarem na tribuna contra o novo horário de funcionamento da instituição.

“A melhor proposta é fazer um debate. Podemos convidar a secretária de Gestão Administrativa do Estado de maneira respeitosa e fazer essa discussão na própria Comissão de Serviço Público. Podemos ouvir também a diretora da OCA para saber o que mudou com relação ao atendimento. É conversando que a gente se entende”, disse o parlamentar.

O deputado ressaltou a importância da OCA para a população e informou que solicitará da equipe de elaboração do plano de governo do pré-candidato Marcus Alexandre (PT) a proposta de implantação de uma Central de Serviço Público em cada regional do Estado.

“Encaminharei essa solicitação à equipe do nosso pré-candidato Marcus Alexandre. Será um benefício grande para a população das regionais do Tarauacá/Envira, do Juruá, do Iaco e do Purus. O cidadão encontra inúmeros serviços na OCA, a população só tem a ganhar com a implantação de mais centros de atendimentos como esse”, enfatizou.

Daniel Zen também fez alguns esclarecimentos acerca da mudança no horário de funcionamento da Secretaria de Estado da Polícia Civil. A partir do dia 2 de maio, os serviços administrativos das delegacias e postos policiais, além das unidades periciais, sede da instituição, departamentos e a corregedoria vão funcionar das 7 às 14 horas, em horário corrido.

O deputado frisou que após esse horário, qualquer demanda de registro de ocorrências e atendimento ao público será feita normalmente pela Delegacia de Flagrantes (Defla), localizada na Estação Experimental, e pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) e de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), durante 24 horas por dia, e haverá uma equipe a mais nos plantões. Além disso, os setores do IML e da perícia Criminal, para os casos de chamado de emergência, seguem diuturnamente.

Ele ressaltou ainda que a mudança do horário de atendimento ao público para sete horas ininterruptas visa possibilitar mais ações investigativas e de enfrentamento ao crime organizado.

“De início, a mudança no horário realmente assustou, mas depois que conversei com o secretário eu vi que tudo fazia sentido, que tinha uma lógica. Na verdade, a medida é muito inteligente, pois dessa forma os agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil terão horário de trabalho integral e sujeitos a convocação para participar de operações e diligências, que são previstas no planejamento estratégico de combate à criminalidade. Ou seja, o efetivo que antes ficava cuidando mais dos serviços burocráticos agora será redirecionado para o cumprimento de diligências policiais para instruir os inquéritos. Uma medida inteligente, que dará mais celeridade às respostas ao cidadão” explicou.

Mircléia Magalhães