loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique lança livro “Como ganhar eleições sem comprar votos”

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) lançou na manhã desta quinta-feira (23), no hall da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o segundo exemplar do livro sobre como ganhar as eleições sem comprar votos. Em 10 aulas e 30 lições, a peemedebista afirma que é possível, de forma limpa, sair vencedor em um processo eleitoral.

“Esse livro é para eleitores e candidatos. Essa é uma tentativa de conscientizar as pessoas a respeito de quem elas escolhem para serem os seus representantes. Também é para que eles tomem postura, atitude do novo político, do político moderno, do político que trabalha com ética, com moralidade. Aquele que não compra votos e que não é assistencialista. O político que o eleitor busca. Tudo isso tento passar no meu livro”, destacou.

A oposicionista contou como conseguiu conciliar o mandato com a produção literária. “Nós, mulheres, temos mil e uma utilidades né. Eu, além de ser mãe, de ser escritora, de ser deputada, estudante, publicitária, também priorizo o meu mandato. Não abro mão das minhas viagens para o interior e faço questão de acompanhar as demandas das comissões mais importantes do Poder Legislativo. Dentre tudo isso, ainda consigo encontrar um tempo para escrever”, destacou.

Segundo Eliane, a renda com a venda do livro será destinada à Casa de Acolhimento Luz Divina, que fica na estrada de Sena Madureira, km 45, e que recebe famílias com problemas de toxicodependência. “Temos uma bandeira que é a questão das drogas. Fazemos um trabalho preventivo nas escolas dando palestras e falando com crianças e jovens para que não entrem no mundo das drogas, porque é muito fácil entrar e muito difícil sair. Estamos contribuindo de forma efetiva com esse trabalho para que a Casa de Acolhimento Divina Luz possa recuperar o maior número possível de pessoas”, frisou.

Para o deputado Chagas Romão (PMDB), o livro tem dicas importantes para quem pretende se candidatar nas próximas eleições. “Já é o segundo livro que Eliane Sinhasique lança e eu estou muito feliz com o trabalho que ela vem realizando. Sabemos que uma campanha política é difícil, mas é possível, sim, gastar pouco nesse processo. Essa conscientização que o livro traz, de que é possível ganhar uma eleição sem comprar votos é válida, sim”, enfatizou.

O deputado federal e membro da Academia Acreana de Letras Moisés Diniz esteve no lançamento e ressaltou a iniciativa da colega parlamentar Eliane Sinhasique (PMDB). Disse que é possível, sim, com o diálogo construir eleições limpas, sem a interferência de grandes grupos empresariais.

“Acredito que é possível construirmos eleições limpas. E essa iniciativa é muito importante porque traz informações sobre como alcançarmos isso e escrevermos uma nova página no Brasil”, disse Moisés Diniz.

Eliane Sinhasique é natural de Guaíra, interior do Paraná. É jornalista, radialista, publicitária e política. Se formou em jornalismo e fez pós-graduação em Didática e Docência do Ensino Superior. Sua experiência na rádio, através do programa Toque e Retoque inspirou-lhe a escrever a primeira obra, “Confidências radiofônicas de um povo sem voz”, lançado em 2009.

Texto: Mircléia Magalhães e José Pinheiro
Agência Aleac