loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

“A vinda do ministro aqui é a prova clara que a presidente Dilma quer ajudar o Acre neste momento”, diz Ney Amorim

visitamin270215O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), ressaltou a importância da vinda do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ao Acre para verificar em in loco as áreas afetadas pelas águas do Rio Acre, especificamente em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco. Amorim destacou que a bancada de deputados estaduais está unida para apoiar as ações tanto do Governo do Estado quando do Governo Federal.

“Já fui com os parlamentares aos lugares mais difíceis nessa alagação. O Poder Legislativo está unido com o Governo do Estado, com as prefeituras e a vinda do ministro aqui é a prova clara que a presidente Dilma quer ajudar o Acre neste momento difícil”, salientou.

O parlamentar também comentou sobre a possibilidade da construção de mais 2,2 mil casas do Programa Minha Casa Minha Vida nos municípios atingidos pelas cheias dos rios, no Acre. Ney Amorim disse que qualquer projeto que beneficie a população e amenize a dor e o sofrimento das pessoas terá prioridade na sua gestão.

“Vamos estar junto com nas ações do Governo Federal. Essa notícia da construção de mais 2,2 mil casas alegra o coração porque irá tirar essas pessoas das áreas de riscos e colocá-las em um lugar digno”, pontuou Ney Amorim.

Ney Amorim disse que os 24 deputados estaduais estão solidários e permanecem em prontidão, caso necessite da aprovação do Poder Legislativo para alguma medida em atendimento às vitimas da alagação.

O ministro Gilberto Occhi anunciou, além da construção das 2,2 mil residências, investimentos de mais de R$ 3 milhões no pagamento de aluguéis sociais e a distribuição de 17 mil kits de limpeza, higiene pessoal e mantimentos como colchões.

Occhi também enfatizou que o Ministério da Integração Nacional disponibilizará dois técnicos para fazerem o levantamento pós-cheia do número exato de pessoas que deverão ser removidas das áreas alagadiças.

Os deputados Nicolau Júnior (PP), Andre Vale (PRP), Jenilson Leite (PCdoB) e Lourival Marques (PT) acompanharam a agenda do ministro em Rio Branco. Ney Amorim e Daniel Zen participaram da visita do ministro. Os deputados Antonio Pedro (DEM), Leila Galvão (PT) e Maria Antônia (PROS), acompanharam a visita aos municípios de Xapuri e Brasileia.