loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen faz balanço positivo da participação do Acre na COP 23

Durante a sessão desta terça-feira (21), o líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), falou sobre os benefícios da participação do governador Tião Viana (PT) na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 23, em Bonn, Alemanha.

A Conferência, que ocorreu entre os dias 6 e 17 de novembro, contou com a participação de cerca de 27 mil pessoas, representando diversos países. Além de debates sobre as mudanças climáticas, diversas nações anunciaram iniciativas, compromissos e parcerias de ação climática nas áreas de energia, água, agricultura, oceanos e áreas costeiras, assentamentos humanos, transportes, indústria e florestas.

“Fazendo um balanço da missão do governador Tião Viana na COP 23, onde ele esteve com outros governadores de vários países, temos ganhos significativos devido a essa participação. Esse grupo de representantes se preocupa com as mudanças climáticas ocorridas, esse é um fenômeno interessante em que o Acre se posiciona como protagonista e se coloca de forma altiva nesse debate. O governador voltou com R$ 113 milhões em acordos celebrados e isso nos deixa muito felizes”, destacou.

O parlamentar também rebateu críticas veiculadas pela imprensa local e parlamentares oposicionistas que condenaram a ida do governador, acompanhado de uma comissão especial para o evento. De acordo com ele, são análises que não levam em conta os benefícios conquistados pelo Estado para investimentos a serem realizados no manejo florestal e outras causas ambientais.

O governador Tião Viana assinou com o banco alemão KfW e com o governo do Reino Unido mais duas operações de créditos não reembolsáveis (a chamada doação onerosa com encargos, a fundo perdido, pela qual não se precisa pagar, a não ser cumprir as condições preestabelecidas) no âmbito do nosso Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa)

Daniel Zen concluiu seu discurso parabenizando um grupo de mulheres que foi à Aleac pedir apoio aos parlamentares contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que pode proibir o aborto em qualquer circunstância no Brasil. Se aprovada, a PEC 181 irá criminalizar até mesmo as três possibilidades de aborto hoje permitidas legalmente no país: casos de estupro, anencefalia (feto com má formação cerebral) ou risco à vida da gestante.

“Meus parabéns às mulheres do PT, se colocando sempre à frente de questões importantes. As parabenizo pela postura aguerrida de lutar pelos seus direitos. Contem conosco nessa batalha”, finalizou.

Andressa Oliveira
Agência Aleac