Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen destaca lançamento do Programa Jovem Parlamentar Acreano

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (3), o líder do governo na casa, deputado Daniel Zen (PT), falou sobre o lançamento do Programa Jovem Parlamentar Acreano, ocorrido na manhã da última terça-feira (2), no plenário do Poder Legislativo. O programa foi criado por meio de um projeto de resolução de autoria do próprio parlamentar, como forma de fazer com que os jovens vivenciem o processo político democrático acreano.

Com isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Aleac e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), proporcionará que os estudantes do ensino médio regular vivenciem o processo político. Um total de 24 escolas participarão do projeto, que contará com uma quantidade de estudantes proporcionalmente igual ao número de parlamentares do Poder Legislativo acreano.

“Haverá uma eleição nas escolas para escolher entre os alunos que se candidatarem os que irão participar do processo. Os estudantes escolhidos vivenciarão os trabalhos de um parlamentar estadual por quatro meses, aprendendo sobre o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, comissões, audiências públicas, elaboração das proposições e processo legislativo”, explicou o parlamentar.

O deputado agradeceu ao presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), pelo apoio e ressaltou importância de envolver os alunos no processo político. “Não poderia deixar de agradecer ao presidente desta casa, deputado Ney Amorim, pela confiança que ele e todos os membros que compõem a Mesa Diretora depositaram nesse projeto. Com isso, nós estamos proporcionando aos nossos jovens a oportunidade de vivenciar as responsabilidades de um parlamentar. Queremos despertar o interesse da juventude, queremos que os nossos jovens conheçam como funcionam os trabalhos deste Parlamento”, disse.

Daniel Zen também agradeceu à parceria da Secretaria de Educação do Estado. “Não poderia deixar de agradecer a todos aqueles que contribuíram para que essa iniciativa se tornasse realidade. Fizemos também uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado para aprofundar essa experiência. Queremos envolver os alunos nesse processo, oferecendo a oportunidade de despertar neles mais interesse pela política. Vivemos um momento ruim na política, onde as pessoas insistem em generalizar tudo. Para mudar essa realidade nós queremos apresentar um outro lado que muitos não conhecem, mostrando todos os bons trabalhos que realizamos neste poder”, explicou.

Para concluir, o deputado falou da plenária que a Frente Popular realizará no próximo sábado (7) em Sena Madureira. “Continuamos nossas andanças pelos municípios do Acre. A intenção é ouvir a população e juntar sugestões para só então montarmos a nossa chapa majoritária para as eleições de 2018. Sábado será a vez dos municípios da Regional do Iaco/Purus”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac