loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão Agrária recebe trabalhadores sem-terra do ramal Cajazeiras

Na manhã desta terça-feira (26), a Comissão de Legislação Agrária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu trabalhadores sem-terra que ocupam uma área na região do Barro Alto, Ramal Cajazeiras, km 16. Eles pedem celeridade no processo de reforma agrária.

Representando os trabalhadores, Francisco Costa Mineiro disse que na área em conflito há uma média de 25 famílias, sendo que outras 18 foram expulsas por um fazendeiro que se diz dono da área. Entretanto, a área em litígio faz parte de uma reserva ambiental do Projeto de Assentamento Moreno Maia.

“O Incra já pediu a reintegração de posse da área por entender que os posseiros e também o fazendeiro não podem ocupar a região. Mas o nosso objetivo é que o Incra dê uma solução para nós. Aquela área está toda desmatada. Não existe mais reserva. O fazendeiro tirou toda a madeira de lá”, explica Francisco Costa Mineiro.

Nesse sentido, o presidente da Comissão, deputado Lourival Marques (PT), disse que irá procurar o Incra para se inteirar sobre o conflito conflito na região e pedir apoio para reassentar os trabalhadores em outra terra destinada à reforma agrária. Acrescentou que vai também oficializar o Ministério Público Estadual para que tome providências com relação às denúncias de abusos e uso da força por parte do fazendeiro.

“Vamos procurar o Incra e o MPAC, narrando esse fato e pedindo uma intervenção deles para vermos o que pode ser feito”, disse o parlamentar.
O deputado Jonas Lima (PT), também participou da reunião e afirmou que resguardar a integridade das pessoas é o mais importante para que não haja conflitos. “Neste momento o ideal é preservar a vida dos trabalhadores”, pontua.

José Pinheiro
Agência Aleac