Deputada Eliane Sinhasique diz que levantamento aponta média de dez mortes violentas por semana no Acre
Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (26) a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) destacou o levantamento feito pelo G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), da USP, e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em todo o país. A pesquisa revelou que o Acre registrou dez mortes violentas no período de 21 a 27 de agosto deste ano.
O projeto, que recebeu o nome de Monitor da Violência, registrou durante uma semana 1.195 mortes violentas, a média foi de uma morte a cada oito minutos no país. Todos os casos registrados no Acre são investigados como homicídios. Seis mortes violentas ocorreram na capital Rio Branco e o restante nos municípios de Acrelândia, Bujari e Xapuri.
“Entre as vítimas no Acre, oito são homens e duas mulheres. O mais triste é que 89% das pessoas assassinadas são jovens, pessoas que tinham uma vida inteira pela frente, mas devido à violência tiveram seus sonhos interrompidos. Estamos vivendo um momento de verdadeiro terror, já passou da hora do governo do Acre tomar uma atitude mais radical. Moramos num Estado pequeno, é inadmissível que dez pessoas morram assassinadas a cada sete dias”, afirmou.
Para a oposicionista, a falta de impunidade acaba fortalecendo a criminalidade. “Também é preciso que o governo do Acre decrete tolerância zero contra a criminalidade. Nós precisamos acabar de uma vez por todas com essa sensação de impunidade, é isso que acaba fortalecendo a criminalidade, os bandidos agem e não acontece nada”, enfatizou.
A peemedebista cobrou ainda mais investimentos em áreas como educação, saúde e esporte. “Precisamos também de mais investimentos em saúde, educação, tecnologia, esporte, cultura e lazer. É necessária uma força tarefa integrada entre as secretarias do Estado. Se todas elas trabalharem juntas nós vamos conseguir mudar essa realidade”, complementou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac