Aleac realiza sessão solene em homenagem aos profissionais de Educação Física do Acre

Por meio de uma solicitação do deputado Chagas Romão (PMDB), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (31) uma sessão solene em homenagem aos profissionais de Educação Física, cuja data comemorativa é 1º de setembro. A celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9.696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão de educador físico e criou o Conselho Federal e os Regionais da categoria.
Participaram da solenidade a secretária de Estado de Esporte do Acre, Shirley Maria Silva; o secretário Municipal de Esportes de Rio Branco, Afrânio Moura; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Francisco Castro Nunes; o professor doutor da Universidade da Paraíba e membro da Federação de Educação Física, Divanalmir Ferreira; o professor da Ufac, do Centro de Saúde e Desporto, Miguel Júnior Sordi, e o técnico do Atlético Acreano, Álvaro Migueis.
O presidente, em exercício, do Poder Legislativo, deputado Eber Machado (PSDC), deu início à solenidade ressaltando a importância dos profissionais de Educação Física para a sociedade. “O presidente desta casa, deputado Ney Amorim, pediu que eu transmitisse um abraço a cada um de vocês, ele está numa agenda institucional e por isso não pode comparecer. É uma honra tê-los aqui. A sociedade está criando cada vez mais consciência da importância da atividade física regular para uma melhor qualidade de vida. É fundamental a presença do educador físico para que os resultados obtidos com a atividade física sejam os melhores possíveis”, disse.
Em pronunciamento, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB), na ocasião representando o autor do requerimento que solicitou a solenidade, salientou que a sociedade está criando cada vez mais consciente da importância da atividade física regular para uma vida mais saudável, com mais qualidade de vida.
“É com muita satisfação que represento aqui o deputado Chagas Romão. Reconhecemos o papel relevante desempenhado por essa classe em nossa sociedade, principalmente na promoção da saúde, cidadania e melhor qualidade de vida das pessoas. Essa classe sempre atua dando o seu melhor, seja com as crianças nas aulas de educação física escolar, com adolescentes, com adultos ou com os idosos em atividades de manutenção”, afirmou.
A peemedebista frisou ainda que o governo do Estado faz poucos investimentos na área esportiva. “Hoje, temos apenas 419 profissionais de educação física contratados pelo Estado, isso para atender um universo de 155 mil alunos, isso é um absurdo. Tem mais cargos comissionados contratados pelo governo do que educadores. Sem falar na falta de infraestrutura e insumos esportivos nas escolas, na falta de investimentos nos cursos de Educação Física e da pouca valorização da categoria. O governo do Estado precisa criar políticas públicas que garantam uma melhor atuação desses profissionais nas escolas”, complementou.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Francisco Castro, disse que os governos precisam desenvolver políticas públicas voltadas para a prática de atividades físicas como meio de combater uma série de doenças, principalmente as ligadas ao coração. Praticar atividade física diminui consideravelmente o número de mortes súbitas.
“Peço que os deputados e os governos olhem com carinho para os projetos da Educação Física. O exercício físico evita a morte súbita e as doenças do coração. Os governos têm que investir em políticas de prevenção e a prática de exercícios físicos colabora para evitar uma série de doenças cardíacas”, salienta.
A secretária de Esporte do Acre, Shirley Santos, parabenizou os profissionais de Educação Física e destacou os avanços obtidos pela categoria nos últimos três anos.
“Parabenizo todos os profissionais da Educação Física, em especial as mulheres, que deixam suas atividades diárias em casa para dedicar um pouco do seu tempo aos filhos de outras pessoas. Neste dia tão especial, gostaria que todos se sentissem abraçados. Sabemos das dificuldades que enfrentamos, mas muito já foi feito e não podemos esquecer disso. Nunca se investiu tanto nessa área como nos últimos três anos”, disse.
O secretário municipal de Esportes de Rio Branco, Afrânio Moura, agradeceu a homenagem feita pela casa legislativa e frisou que a solenidade além de celebrar a data também serve como reflexão.
“Não poderia deixar de agradecer a esta casa pela linda homenagem, nós ficamos muito felizes pelo reconhecimento. Nós escolhemos uma área onde trabalhamos diretamente com as pessoas, com o bem-estar delas. Atualmente, temos muitos educadores físicos atuando em Rio Branco, seja nas escolas ou em trabalhos sociais na periferia. Na prefeitura, temos seis profissionais concursados da área que atuam no Programa Saúde e Movimento. Estamos ganhando cada vez mais espaço, nós queremos trabalhar diariamente para levar melhor qualidade de vida às pessoas, foi para isso que escolhemos essa profissão”, ressaltou.
Já o ex-vereador Raimundo Vaz, autor da lei que garante a realização de aulas de educação física a alunos da rede municipal de ensino, destacou a importância do trabalho realizado pelo profissional de Educação Física.
“Quero aqui parabenizar os profissionais da Educação Física e dizer que respeito muito o trabalho que eles desenvolvem com as pessoas. Devem haver políticas públicas para cuidar das pessoas, e nesse caso comparo esses profissionais a médicos, com a diferença que eles trabalham com a prevenção, uma vez que pessoas que se exercitam diminuem e muito as chances de desenvolver os mais diversos tipos de doenças”, enfatizou.
Representando os parlamentares estaduais, o deputado Jairo Carvalho (PSD) disse que a profissão de educador físico precisa ser reconhecida. Ele defendeu o incentivo às práticas esportivas no Estado. “Essa profissão deve ser vista pelas nossas autoridades. Eu ando este Acre e não vejo muito incentivo e investimentos nessa área. Nem calçadas para caminhar a gente tem. Não vejo eventos sendo patrocinados, investimentos em atletas. Se você não tirar tempo para cuidar da saúde hoje, vamos ter que ter tempo para cuidar da doença. Temos que olhar com um olhar mais carinhoso. Temos que trabalhar a prevenção”, pontua.
Texto: Mircléia Magalhães, Andressa Oliveira e José Pinheiro
Agência Aleac