Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Nelson Sales teme sobrecarga de trabalho com saída de 130 agentes penitenciários

No Grande Expediente da sessão desta terça-feira (29),o deputado Nelson Sales (PV) falou sobre a abertura do edital para a contratação provisória de 70 novos agentes penitenciários. Sales enfatizou que o número é pequeno diante da população carcerária crescente no Estado.

“Quero alertar a população do Acre para essa falta de planejamento. Não vou nem dizer má-fé. Falta de planejamento porque o contrato provisório está vencendo hoje. Curiosamente o Estado, depois de várias reuniões com eles, quando prometeram 200 vagas, 150 vagas, depois caiu para 100 publica um edital com 70 vagas. E uma incoerência. Ou é falta de planejamento ou má-fé. A quantidade de detentos em nenhum momento não diminuiu. Todo dia se manda novas pessoas para o presídio. Em breve isso vai virar um caos”, disse o parlamentar.

Nelson Sales fez outro alerta. Disse que haverá uma sobrecarga dos servidores efetivos do Iapen, isso porque uma média de 130 profissionais provisórios estão sendo dispensados e apenas 70 serão readmitidos por meio de novo concurso. ” Com esse pessoal que sai hoje, vamos ter 130 profissionais a menos. Serão 30 dias que os agentes efetivos vão ficar sacrificados. Quem tem problema de licença-médica não vai poder tirar, não vai ser honrado pelo Estado. O agente penitenciário já vive descontente, e já que o agente não vai ser eleitor dele, essa situação só vai piorar. Essa é a realidade desse governo: promete e não cumpre, explora o servidor público. Essa situação dos agentes provisórios é um exemplo”, pontua.

José Pinheiro
Agência Aleac