Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique alerta autoridades sobre uso de ‘rapó’ nas escolas do Acre

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) utilizou o Pequeno Expediente da sessão desta terça-feira (29) para denunciar o uso de drogas nas escolas públicas do Estado. Ela frisou que os criminosos estão utilizando-se do rapé, produto indígena usado para a cura de diversos males, e adicionando cocaína. Eliane Sinhasique frisou que o caso precisa ser investigado e apurada a veracidade das informações pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.

“Na Escola Lourival Pinho está acontecendo uma coisa que é preocupante. Lá estão cheirando ‘rapó’, rapé com cocaína. Alunos antes de entrarem em quadra cheiram o rapó. Os amigos da onça estão dizendo que é um produto maravilhoso, que limpa as vias respiratórias. Não existe rapé batizado com cocaína. Alerto pais, mães e professores que se seu filho aparecer com rapé em casa, desconfiem. Não sabíamos que esse rapé estava batizado. Agora, recentemente, um indígena foi preso com cocaína no rapé lá em Feijó. Quando os professores me relataram essa situação, eu disse: ‘meu Deus do céu’. Isso é a degradação humana, muito perigoso. A conscientização é dizer: não fumem, não bebam, não acreditem em nada que lhe ofereçam. O trabalho vai ser árduo”, pontua.

Eliane Sinhasique frisou que a legalização das drogas não será a ferramenta adequada para o combate à violência e citou que mais de 536 jovens entre 13 e 21 anos estão cumprindo medidas socioeducativas no Acre devido às drogas. “Estão lá porque roubaram, cometeram delito para tirar algo de valor de alguém para comprar drogas. Até 10 de agosto mais de 100 jovens foram assassinados. A situação requer a presença do poder público e atitudes emergenciais. Temos que disponibilizar atividades profissionais e de talento aos jovens. Só assim os nossos jovens vão dizer: não às drogas! É preciso investir no social, com o desenvolvimento de habilidades. Certamente não é a legalização de entorpecentes que vai fazer diminuir a violência no nosso Estado”, completa.

A deputada encerrou falando sobre a palestra promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Aleac, alertando sobre o uso de entorpecentes. “Eu gostaria de dizer que estou muito feliz, pois desde a semana passada nós começamos a levar para as escolas a palestra sobre o uso indevido de drogas. Levamos esse debate à Escola Lourival Pinho, que tem 1.500 alunos. Vamos concluir essas palestras na segunda-feira à noite. Temos sido bem recebidos pelo corpo docente e pela juventude. Eles precisam de orientação para tomar decisões”, disse a deputada ao falar sobre o evento.

José Pinheiro
Agência Aleac