Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Luiz Gonzaga solicita mais investimentos no Deracre em Cruzeiro do Sul

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) pediu ao governo do Estado nesta terça-feira (13) uma atenção maior quanto ao Deracre em Cruzeiro do Sul. Ele frisou que esteve visitando a sede do órgão e constatou que a maioria dos equipamentos estão quebrados e sem peças para reposição. O deputado ressaltou a importância do Deracre na abertura de ramais para o escoamento da produção rural.

“Quero solicitar ao governo do Estado que dê atenção ao Deracre de Cruzeiro do Sul. Aquele órgão já teve uma importância fundamental para a produção daquele município. No governo do Nabor Júnior, até asfaltar ladeira se asfaltava. No governo do Orleir se comprou materiais novos para atender a população. Estive no Deracre ontem, após ouvir reclamações dos nossos produtores rurais. As reclamações são muitas: pontes quebradas, ramais que não dão condições de trafegabilidade. Estamos no mês de junho e não tem uma programação para fazer a recuperação daqueles ramais”, lamenta o deputado.

Para Luiz Gonzaga, o governo do Estado precisa rever sua política de escolha do secretariado. Ele criticou a ocupação do cargo de gestor do Deracre por um procurador do Estado. Citou que a pasta deveria ser ocupada por um engenheiro civil. O Deracre é coordenado pelo procurador do Estado Cristovam Pontes.

“O maquinário está praticamente quebrado, parece um cemitério. Não tem as peças para fazer as reposições. O governo tem que cumprir com as suas responsabilidades. É muito pior se os colonos vierem para a cidade. O homem no campo está gerando riquezas com a sua família, mas como ele faz para trazer a sua produção para cidade? Em épocas passadas até caminhões tinham para transportar o produto, agora não tem mais. O governo do Estado precisa urgentemente dar uma atenção para aquele órgão. É um verdadeiro absurdo colocar um procurador na direção do Deracre. Esse homem não entende de estrada, não tem noção do que está fazendo, parece que não tem responsabilidade”, pontua.

Luiz Gonzaga comentou o início das obras de recuperação da BR-364. Disse que é necessário que mais equipes sejam alocadas para trabalhar na recuperação da estrada. Ele frisou que se há recursos, então não há justificativa para que apenas duas frentes atuem na recuperação da rodovia.

“Com relação a BR-364, ontem fiquei muito feliz quando vi o início das obras. Mas no dia de hoje, ao receber o convite eu já fiquei com o pé atrás. Se existe a garantia de R$ 230 milhões, por que só existem equipes no trecho de Sena a Manuel Urbano e Tarauacá a Feijó. Por que não colocam equipes nos outros trechos? Se existe dinheiro então tem que colocar outras equipes. Se existe o dinheiro, coloque as equipes para trabalhar e realmente avance no serviço. Se não tem esse recurso, que tenham a dignidade de dizer: ‘não existe esse recurso’. Reúnam a bancada federal e se preciso for chamem os deputados desta casa que vamos buscar esse recurso. Se um só senador não está conseguindo, que reúna a bancada. Chamem os demais. Levaram o ministro dos Transportes em Cruzeiro do Sul para prometer. Se ele prometeu, agora tem que ser cobrado. Eu, com toda sinceridade, vi apenas muita propaganda”, ressalta.

José Pinheiro
Agência Aleac