Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Legislação Agrária recebe trabalhadores rurais do Ramal da Capela

A Comissão de Legislação Agrária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu nesta quarta-feira (7) moradores do Ramal da Capela, localizado no km 10 da Estrada Transacreana. Na pauta, os trabalhadores rurais ressaltaram a necessidade da intervenção do poder público em um conflito agrário que se arrasta há mais de um ano na região.

Eles afirmaram que o suposto proprietário de uma área de terra tem utilizado serviços de jagunços para intimidar os produtores rurais que ocupam uma área no km 15 do referido ramal. “Lá eles utilizam armamento pesado para nos intimidar. Usar fuzil nas costas lá é normal”, disse o líder da comissão de trabalhadores rurais, Manoel Viana. E acrescentou: “O cara que se diz proprietário da terra paga pessoas do Bope para nos perseguir lá dentro”.

Diante das denúncias, o presidente em exercício da Comissão Agrária da Aleac, Nelson Sales, salientou que o relatório da reunião será encaminhado ao secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, para que apure o caso.

“Com base naquilo que os senhores nos repassaram, vamos montar um relatório para encaminhar ao secretário de Segurança para que apurem o que foi falado aqui. Isso é muito grave. São entes do Estado e não podem agir assim”, defendeu Nelson Sales.

Diante dos relatos apresentados, a deputada Doutora Juliana (PRB) sugeriu que uma reunião seja agendada com o promotor de Justiça do Ministério Público que cuida do caso. Em seu parecer, ele recomendou que seja feito pelo Iteracre e Incra um georreferenciamento da área, além de uma vistoria judicial na localidade para ver in loco a realidade, isso porque os produtores alegam que a área a ser desocupada fica no km 3 e não no km 15.

“Vamos nos reunir com o promotor que está cuidando do processo e ver quais as providências estão sendo tomadas. Podemos mediar esse diálogo”, disse a parlamentar.

José Pinheiro
Agência Aleac