Deputado Jesus Sérgio destaca audiência pública realizada em Tarauacá

O deputado Jesus Sérgio (PDT) falou na sessão desta terça-feira (30) sobre a audiência pública realizada na última sexta-feira (19), em Tarauacá, que tratou da expansão e qualidade do serviço de energia elétrica e da regularização fundiária em três bairros do município.
No ano passado, por meio do ofício Nº 19/2016, o parlamentar comunicou ao gerente de Expansão da Eletrobras/Acre, Otávio Ribeiro, a necessidade de intervenção nos bairros Copacabana (loteamentos Carlos Freire e Cleir Fernandes), Triângulo e Ipepaconha.
Entre os pedidos apresentados pelos moradores, por meio de abaixo-assinado, foram requeridas intervenções junto à Eletrobras para instalação e expansão da rede elétrica e substituição dos medidores. As reivindicações têm como objetivo acabar com as frequentes quedas e interrupções de energia elétrica.
“Sobre a expansão da rede elétrica, detectamos durante a audiência que muitas coisas não foram feitas por falta de comprometimento da Eletrobras/Acre. A prefeitura de Tarauacá enviou em 2016 alguns projetos para o órgão fazer a expansão da rede elétrica e isso não foi feito. Nós cobramos isso durante o encontro e o gerente do órgão se comprometeu em providenciar a expansão da rede elétrica nos loteamos que se encontram regularizados”, informou.
O parlamentar também falou sobre a regularização fundiária de alguns bairros para que possam ser contemplados com a expansão da rede de energia. Ele lamentou a ausência do gestor do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) na audiência pública.
“O gestor do Iteracre não foi à audiência e não mandou nenhum representante. Liguei para ele durante o encontro, mas não obtive resposta. Infelizmente não compareceu ninguém do governo. A prefeitura ficou de fazer sua parte com relação à regularização fundiária. Pelo menos em relação à expansão da rede elétrica ficou acordado, espero que o Iteracre também cumpra o seu papel naquele município”, disse.
Ruas do Povo
Jesus Sérgio também fez críticas à execução do programa Ruas do Povo em Tarauacá. Segundo ele, a principal via que dá acesso ao município está completamente degradada. “Só nessa rodovia foram gastos R$ 6 milhões, tanto dinheiro para nada. A rua está completamente degradada, um serviço malfeito que tem gerando transtornos à população tarauacaense. Você vai conversar com a empresa e ela diz que não recebeu. Vai com o Depasa e o Depasa diz que a empresa não executou os serviços, se instalando um jogo de empurra-empurra”, frisou.
O pedetista informou que vai entrar com uma denúncia no Ministério Público Estadual contra o Depasa por crime de responsabilidade. Segundo ele, o Depasa vem ignorando os pedidos de informações sobre as obras do Programa Ruas do Povo executadas no Estado.
“Por que as ruas que foram feitas em Tarauacá não existem mais? Parece que jogaram uma bomba na cidade. Citei apenas a avenida Copacabana, onde foram gastos 6 milhões e está totalmente acabada. Já que os secretários sequer respondem os requerimentos, cada um que se defenda da forma que achar adequada”, afirmou.
Ainda segundo o parlamentar, a prefeita disse que não recupera a rodovia porque ela é responsabilidade do governo. “Mais de 1,5 mil alunos passam nessa avenida. Nesse jogo de empurra-empurra só quem perde é a população, o médico que vai trabalhar, o paciente que vai ao hospital, os alunos que vão à escola e a população que suja os pés todos os dias”, finalizou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac