Deputado Antônio Pedro denuncia situação precária do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

O deputado Antônio Pedro (DEM) falou na sessão desta quinta-feira (25) da situação precária em que, segundo ele, os postos de saúde, ambulatórios e hospitais do Acre se encontram atualmente. De acordo com o democrata, a situação se agrava ainda mais nas salas de urgência e emergência do Huerb de Rio Branco. “É lá onde a crise se agiganta e se materializa, em longas filas e desespero que afetam tanto os profissionais quanto os de pacientes que buscam ajuda naquela unidade de saúde”, disse.
O parlamentar frisou que apesar dos esforços dos médicos e enfermeiros, os pacientes sofrem diariamente devido aos inúmeros problemas na rede hospitalar. Ainda de acordo com ele, a falta de remédios e de leitos para acomodar os pacientes são um dos problemas que dificultam o atendimento no Pronto Socorro.
“Eu estive lá, conversei com enfermeiros, com médicos e pacientes e por isso sei do que estou falando. A população do Acre cresce a cada ano e como não houve ainda a ampliação da rede hospitalar do Estado os problemas só aumentam. No Pronto Socorro, chega gente doente o tempo todo, os médicos não dão conta de atender, nem leitos suficientes tem para acomodar os pacientes. Além de tudo isso, como se já não bastasse as inúmeras dificuldades, a falta de medicamentos também dificulta o atendimento”, complementou.
Antônio Pedro questionou ainda a demora nas obras do hospital de Brasileia. “Se aquele hospital ficasse pronto ajudaria a desafogar as unidades de saúde da capital. O hospital de Brasileia era para ter sido entregue ano passado e até agora não foi concluído, as obras estão praticamente paradas. Algo deve ser feito imediatamente para melhorar o atendimento nos nossos hospitais, tem gente na fila para fazer hemodiálise e ainda não fez porque falta profissional para manusear o equipamento, isso é um absurdo. Nós pagamos tanto imposto, merecemos pelos menos uma saúde de qualidade”, finalizou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac