Eliane Sinhasique questiona posicionamento da Uninorte em relação às novas regras do Fies
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) questionou na sessão desta quarta-feira, 11, o ofício enviado pela Uninorte aos acadêmicos daquela instituição e que são bolsistas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a oposicionista, a instituição pediu ainda que os estudantes assinassem um termo que os comprometem a pagar um adicional em cima dos valores estipulados pelos bancos que são os agentes financeiros do programa. O posicionamento da unidade de ensino superior se deu após a divulgação da nova forma de ressarcimento do Fies estabelecida pelo Governo Federal.
De acordo com a nova portaria definida pelo MEC, em dezembro do ano passado, o governo reembolsará às instituições as mensalidades do aluno usuário do Fies em oito vezes ao ano, contra as doze parcelas praticadas até 2014.
Com a medida, as faculdades ficarão sem receber do Governo Federal quatro mensalidades do ano cursado. Esse resíduo será pago somente após a formatura do estudante.
A parlamentar se solidarizou com os estudantes afirmando que tomará providências na tentativa de resolver o caso. “É inadmissível o posicionamento da Uninorte, eles não podem tratar dessa forma essas pessoas que encontraram num programa federal a oportunidade de realizar um sonho, de ter uma formação superior. Os bolsistas do Fies são pessoas de baixa renda, pessoas que não merecem passar por essa situação. No meu entendimento o que aquela unidade de ensino está fazendo com os alunos é uma exploração”, disse.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac