Daniel Zen manifesta apoio a bolsistas do Fies no Acre
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Daniel Zen (PT), afirmou na tribuna na sessão desta quarta-feira, 11, que todos os parlamentares tomarão todas as providências cabíveis para garantir a segurança dos alunos que tiveram seus cursos financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A afirmação do parlamentar se deu após a divulgação da nova forma de ressarcimento do Fies estabelecida pelo Governo Federal. De acordo com a nova portaria definida pelo MEC, em dezembro do ano passado, o governo reembolsará às instituições as mensalidades do aluno usuário do Fies em oito vezes ao ano, contra as doze parcelas praticadas até 2014.
“O fato é que no Acre temos 21.659 estudantes de nível superior sendo que 12.000 são bolsistas do Fies, ou seja, mais de 50% dos estudantes do Acre são financiados pelo programa. O problema pertence à esfera federal, mas ainda assim tentaremos resolvê-lo dentro das nossas atribuições e responsabilidades”, disse.
O deputado disse que os programas sociais que integram a agenda educacional da presidente Dilma Rousseff (PT), como Prouni, Fies e Pronatec ajudaram a melhorar os índices da educação brasileira. “Sabemos que esses programas melhoraram o nível da escolaridade básica dos brasileiros, muitos alunos estariam fora da faculdade sem esses programas”, complementou.
Para concluir, Daniel Zen falou dos procedimentos que serão tomados com relação aos problemas apresentados pelas categorias dos setores de Saúde, Educação e Segurança. Um deles é o cronograma que está sendo montado para o chamamento dos aprovados no concurso da Polícia Civil.
“Desde a semana passada que estamos recebendo nesta Casa sindicatos de diversos setores do Estado. A boa noticia é que os candidatos aprovados nos concursos da Polícia Civil e da Educação em breve serão convocados pelo Governo do Estado. O cronograma de chamamento já está sendo montado”, garantiu.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac