Deputado Jonas Lima destaca atendimento do Saúde Itinerante na Serra do Divisor

O deputado Jonas Lima (PT) agradeceu na sessão desta quarta-feira (3) ao governador Tião Viana (PT) por ter levado a equipe do Programa Saúde Itinerante ao Parque Nacional da Serra do Divisor. O lugar, que fica localizado no extremo oeste do Acre, aonde só se chega de barco, recebeu pela primeira a visita dos profissionais do programa. O parlamentar falou do entusiasmo dos moradores das duas comunidades que receberam atendimento no último sábado (29).
“Foi uma viagem e tanto. Os moradores daquelas comunidades estavam ansiosos pela chegada da equipe. Quatro voadeiras levaram sete médicos, duas enfermeiras, assistente social e equipe de apoio. Levamos 50 tipos de medicamentos, aparelhos de ultrassonografia e eletrocardiograma, material para pequenas cirurgias e emergência. Sete médicos, seis especialidades, dois ginecologistas, um dermatologista, um cardiologista, um gastroenterologista, um psiquiatra e uma pediatra se dividiram nos atendimentos durante três dias. Um momento único, que foi possível graças à parceria entre governo e a prefeitura de Mâncio Lima”, destacou.
O deputado relatou que nas duas comunidades atendidas, que também reuniram moradores de outras comunidades próximas, foram consultadas 241 pessoas, a maior parte em pediatria; 175 receitas foram expedidas e os medicamentos entregues lá mesmo.
“O próprio governador Tião Viana ajudou no atendimento, disso aqueles moradores nunca irão esquecer. Foi a primeira vez que eles receberam a visita de um governador e eles estavam muito felizes. Conhecer as dificuldades dos ribeirinhos de perto, poder conversar pessoalmente com eles, isso não tem preço. Agradeço demais o esforço do nosso governador e do prefeito Isaac Lima para proporcionar esse momento aos ribeirinhos do Parque da Serra do Divisor. Foi um momento único e muito importante para todos”, frisou.
O Programa Saúde Itinerante existe oficialmente pelo Ministério da Saúde há 11 anos e desenvolve uma nova modalidade de cuidado, levando atendimento médico especializado e cirúrgico às populações residentes em todos os municípios acreanos, até aos mais isolados e em locais com insuficiência da oferta assistencial.
Para concluir, Jonas Lima questionou a postura dos deputados de oposição no Poder Legislativo. Ele sugeriu que os oposicionistas se preocupassem mais com as “atribulações” do governo Michel Temer, em vez de ficarem “denegrindo” o trabalho realizado pela Frente Popular do Acre.
“Aqueles que choram com dor de cotovelo estão com ciúmes. Tem deputado nesta casa que tem residência no Juruá, mas em nenhum momento chama atenção dos prefeitos que ajudou a eleger. As ruas de Cruzeiro do Sul têm buraco para todo lado, os urubus tomando conta dos mercados e eles só sabem falar mal do PT. A oposição continua se preocupando com o ex-presidente Lula em vez de se manifestar contra a reforma trabalhista do governo Temer. Só sabem falar mal do PT porque plataforma de governo eles não têm. A oposição defende apenas um projeto pessoal”, finalizou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac