Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Gehlen Diniz crítica governo pelas dificuldades de estudantes brasileiros de medicina na Bolívia

Durante a sessão realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quinta-feira (6), o deputado Gehlen Diniz (PP) falou sobre a audiência pública realizada na última quarta-feira (5), em Brasileia, onde foi discutida a situação de brasileiros que cursam medicina na Bolívia.

O parlamentar afirmou ter se emocionado com os depoimentos de alguns estudantes, que alegaram sofrer as mais diversas formas de humilhação no país vizinho. Ressaltou, ainda, estar decepcionado com os governantes brasileiros que, de acordo com ele, permitem que o atual sistema de ensino nas escolas públicas exclua esses estudantes de concorrerem a uma vaga nas universidades federais do país.

“Um país que oferece um ensino público de baixa qualidade, onde o filho do pobre ao concorrer a uma vaga numa universidade federal com o filho do rico, que estudou a vida inteira nas melhores escolas, perde a vaga e se submete aos mais diversos tipos de humilhação para cursar medicina na Bolívia. Isso é uma vergonha para nós brasileiros”, afirmou o parlamentar.

Diniz destacou, ainda, que dentre as denúncias feitas pelos jovens presentes na audiência está a cobrança de multas altas por não residirem na Bolívia e perseguição aos estudantes. Ele pediu que o governo brasileiro tome providências urgentes em relação ao caso.

“De todas as barbaridades que ouvimos, tantas histórias tristes desses jovens que estão lutando para estudar e ter uma profissão, ainda ouvir da representante da comissão de imigração boliviana que na Bolívia eles tem leis e elas devem ser obedecidas e que se no Brasil nós não temos é problema nosso, foi o cúmulo do absurdo. Uma vergonha total, graças ao descaso do governo brasileiro com a Educação. Até quando as pessoas desse país serão tratadas dessa forma? ” Finalizou o parlamentar, indagando o governo brasileiro.

Andressa Oliveira
Agência Aleac