Deputado Eber Machado pede obrigatoriedade de geografia e história do Acre em concursos no Estado

O deputado Eber Machado (PSDC) relatou durante a sessão dessa terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que foi procurado por um grupo de estudantes que defendem a exigência de geografia e história do Acre em concursos para o Estado. O parlamentar salientou que irá apresentar um projeto de lei obrigando a inclusão das matérias nos certames públicos.
O parlamentar disse que no último concurso para as Polícias Militar e Civil do Estado, ocorrido em 2012, foram cobrados conhecimentos específicos nas áreas de geografia e história do Acre, o que de acordo com ele, seria essencial para quem vai atuar aqui.
“Nesse concurso que haverá em 2017 não consta a exigência dessas duas matérias e se a pessoa vai fazer uma prova e pretende morar aqui nada mais justo que ela saiba o mínimo de geografia e história da nossa região. Amanhã irei apresentar um projeto de lei definindo a obrigatoriedade dessas disciplinas nos concursos públicos daqui”, destacou.
Durante a Explicação Pessoal, o parlamentar indagou sobre os R$ 70 milhões que seriam destinados pela bancada federal para serem investidos na Segurança Pública do Acre. De acordo com ele, esse montante já deveria ter sido investido e solicitou ao presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), que viabilize a ida de parlamentares a Brasília para verificar essa situação.
Andressa Oliveira
Agência Aleac