loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial do Rim

Através de uma solicitação do deputado Heitor Júnior (PDT), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (9) durante o Grande Expediente da sessão uma solenidade para celebrar o Dia Mundial do Rim. O evento reuniu especialistas que debateram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

Em pronunciamento o presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Manoel Moraes (PSB), ressaltou a importância da celebração da data e dos esclarecimentos sobre doenças ligadas ao órgão.

“É com muita honra que recebemos vários profissionais de saúde nesta solenidade em alusão ao Dia do Rim, fruto de requerimento do deputado Heitor Júnior. Hoje estão sendo realizadas ações em todo o mundo para divulgar a prevenção de doenças renais e o Poder Legislativo se une a essa corrente do bem, para que juntos possamos conscientizar a população a respeito desse tema”, destacou.

O deputado Heitor Júnior explicou que o objetivo do evento é chamar a atenção da população para as doenças que afetam os rins, além de discutir políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

“Atualmente, são mais de 120 mil brasileiros que fazem hemodiálise dia sim dia não. Precisamos estimular cada vez mais os transplantes no país e, mais do que isso, chamar a atenção para a prevenção. Hoje muitas vidas são perdidas, famílias destruídas por conta às vezes da falta de uma assistência”, frisou o deputado.

De acordo com o parlamentar, pesquisas apontam que a estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre com a doença em algum grau.

“Os principais sintomas da doença renal crônica são falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários como urinar mais à noite e urina com sangue ou espumosa. Peço que a população fique atenta a esses sintomas, ao perceber qualquer um deles é aconselhável procurar um médico o mais rápido possível, não custa nada a gente se cuidar”, disse.

Jarine Nasserala, chefe da equipe de Transplante Renal do Hospital das Clínicas do Acre, falou sobre o Dia Mundial do Rim. De acordo com ela, 20 mil brasileiros têm iniciado algum tratamento dos rins. Este a ano, a Sociedade Brasileira de Nefrologia tem mostrado preocupação quanto aos riscos que a obesidade pode trazer para a saúde do rim. Assim como a diabetes e a hipertensão arterial, a obesidade vem se mostrando como um fator de risco. Nesse sentido, é necessário a conscientização para hábitos de vida mais saudáveis.

“A obesidade vem se destacando como um fator de risco. E este ano a Sociedade Brasileira de Nefrologia demonstra preocupação quanto à obesidade. Estima-se que 100 mil pacientes necessitam substituir o rim e isso traz muitos custos para a saúde pública. Muitas vezes essa doença começa silenciosa e quando o paciente vem para atendimento médico, infelizmente precisa fazer algum tratamento. O transplante de rim é um tratamento por escolha. Além de toda essa qualidade de vida, isso diminui o custo com a saúde pública”, enfatiza.

Nasserala reforçou, ainda, a necessidade de se intensificar as campanhas que estimulam a doação de órgãos pelos familiares de pacientes que foram a óbito, mas que podem doar o material no sentido de ajudar a salvar outras vidas.

“Estamos enfatizando a doação de órgãos para que se estimule a campanha de doação renal. Infelizmente, no Brasil, ainda temos uma rejeição quanto à doação de órgãos. Isso tem que ser colocado na mídia, essa necessidade de fazer a doação. Pode ser um parente seu que necessite desse transplante e esse gesto vai salvar uma vida”, argumenta.

Já o presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Acre, Wanderley Ferreira, fez uma reflexão das ações desenvolvidas pelo poder público na área da nefrologia. Ele pediu a ampliação das salas de hemodiálise para maior comodidade dos pacientes, fim da sobrecarga dos trabalhadores em saúde, além do fortalecimento de programas preventivos.

“Precisamos fazer uma reflexão. Qual o esforço concentrado da Secretaria da Saúde? Tivemos avanços. Queria aqui agradecer o esforço do deputado Raimundinho da Saúde e do deputado Heitor Júnior que sempre têm abraçado nossas demandas. Precisamos de todos para encapar essa luta conosco”, frisa ele.

O transplantado Roberto Carlos destacou importância da doação de órgãos. Ele contou que seu drama durou 1 ano e 11 meses e que após o transplante sua vida mudou para melhor. “Quando tive a notícia de que receberia um rim novo minha vida se transformou. Hoje o meu sorriso demonstra a alegria de ter uma vida normal novamente. As pessoas precisam se conscientizar da importância da doação de órgãos, esse gesto poderá transformar a vida de uma pessoa”, afirmou.

O Dia Mundial do Rim, criado em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia, é uma campanha global destinada à conscientização da importância dos rins. A data é comemorada na segunda quinta-feira do mês de março. A cada ano a campanha aborda um tema. O deste ano é “Doença renal e obesidade: estilo de vida saudável para rins saudáveis”.

Mircléia Magalhães, José Pinheiro e Andressa Oliveira
Agência Aleac