loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jonas Lima questiona reforma da Previdência e diz que proposta é injusta com mulheres

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Jonas Lima (PT) disse que no Dia Internacional da Mulher não há muito o que se comemorar. Segundo o parlamentar, mesmo com as conquistas alcançadas nos últimos anos, as mulheres ainda encontram barreiras no mundo atual. Ele citou como exemplo a proposta de reforma da Previdência que foi encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional, no dia 5 de dezembro de 2016.

A proposta estabelece, entre outros pontos, o tratamento igual entre homens e mulheres no que tange à idade mínima de 65 anos para aposentadoria. Para Jonas Lima, a reforma da Previdência penaliza consideravelmente as mulheres. “Sinceramente não vejo muito o que comemorar no Dia da Mulher. Essa proposta da Previdência, por exemplo, arranca todas as conquistas que foram alcançadas pelas nossas mulheres nos últimos tempos. Trabalhar e contribuir mais ao longo de sua vida para receber uma aposentadoria, em média, menor é um absurdo”, argumentou.

Ainda de acordo com o deputado, a reforma da Previdência também é injusta com os agricultores. “Essa proposta é muito injusta com o homem do campo. Tem mulheres que lidam na terra há anos e que hoje choram porque não terão mais a oportunidade de se aposentar, o agricultor não tem como pagar a Previdência. Nossos senadores e deputados federais deveriam se mobilizar, nós não podemos deixar que esse governo golpista maltrate os trabalhadores dessa forma. Sabemos que serão os trabalhadores os únicos que irão sofrer o impacto dessas mudanças”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac