Deputado Antônio Pedro aponta dificuldades dos hospitais da capital e do interior

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Antônio Pedro (DEM) reclamou da falta de atendimento em algumas unidades de saúde da capital e do interior. Ele relatou que o centro cirúrgico do hospital de Plácido de Castro foi concluído há dois anos, mas não tem profissionais para atender a população.
“O problema não é só na capital, mas em todos os municípios. Em Plácido de Castro o hospital conta com um centro cirúrgico todo equipado, mas não tem um profissional para atender os pacientes. É por isso que os hospitais de Rio Branco sofrem com a superlotação, se as unidades de saúde do interior funcionassem desafogava significativamente os hospitais da capital”, disse.
O parlamentar disse que o governo do Estado precisar olhar com mais atenção para a saúde pública. “O secretário de Saúde precisa agir, os hospitais do Acre precisam de melhorias. O governador precisar dar mais atenção para a área da saúde. Nós pagamos tantos impostos, temos o direito à educação, segurança e saúde de qualidade”, afirmou.
Antônio Pedro informou que apresentará um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública na região do Alto Acre para discutir a saúde pública. “Fui ao hospital de Brasileia, Raimundo Chaar, e fiquei preocupado com o que vi. A unidade de saúde está totalmente deteriorada e a obra não está nem perto de acabar. O engenheiro me falou que a obra vai levar muito tempo e a população está sofrendo com isso. Peço o apoio de todos os parlamentares para que nos ajudem a conduzir essa audiência em Brasileia”, complementou.
Para concluir, o deputado pediu que o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura do Acre (Deracre) faça o recapeamento e a devida sinalização da rodovia AC-40, no trecho que liga o município de Plácido de Castro a capital acreana. O parlamentar relatou que o trecho que está com péssimas condições de trafegabilidade, causando transtornos aos condutores.
“Aquele asfalto da estrada AC-40 está necessitando de um reparo imediatamente, há muitos buracos na estrada e isso pode causar acidentes futuros. No último final de semana vim de carro à noite de Plácido de Castro para Rio Branco e fiquei assustado com o perigo que a estrada oferece aos motoristas. Tem erosão que toma metade da estrada e o risco é grande, o mato está invadindo a estrada que não tem nenhuma sinalização”, finalizou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac