loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite ressalta ações do Movimento de Apoio às Crianças com Câncer

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (22), o deputado Jenilson Leite (PCdoB) ressaltou o trabalho solidário desenvolvido pelo Movimento de Apoio às Crianças com Câncer, que é formado por um grupo de estudantes que prestam serviços nas unidades que tratam de crianças afetadas pela doença. A equipe trabalha em dois eixos: elevando a autoestima dos pacientes e colaborando com suas famílias no tocante a assistência social.

“Quero falar hoje do trabalho solidário que o Movimento de Apoio às Crianças com Câncer desenvolve em Rio Branco. Atualmente não é tão comum falar em solidariedade, mas essa turma de estudantes tem feito essas ações que merecem ser reconhecidas por este Parlamento. Eles desenvolvem dois papéis básicos: levar animação às crianças que estão internadas nos hospitais e contribuir com algum suporte aos familiares. Essa iniciativa tem ganhado o Acre, se estendendo para outros municípios”, argumentou o parlamentar.

Jenilson Leite afirmou que os estudantes conseguiram arrecadar R$ 15 mil, que estão sendo aplicados no suporte do tratamento dessas crianças. “Eles arrecadaram mais de R$ 15 mil que estão sendo investidos no bem-estar dessas crianças. Tudo de maneira transparente. Eles também, com esse recurso, têm dado suporte e apoio a essas crianças nos hospitais”, destaca.

O deputado argumentou que recebeu em seu gabinete pacientes que fazem hemodiálise no Hospital das Clínicas e transplantados. Ele foi informado que o Estado não está disponibilizando a medicação prescrita a esses pacientes.

“Também queria aproveitar para dizer que recebi o presidente da Associação dos pacientes que fazem hemodiálises e transplantados. Eles trouxeram algumas receitas com medicação de alto custo. Vou fazer essa consulta à Secretaria de Saúde do Estado para saber porque eles não estão recebendo essa medicação”, salientou.

Finalizando, Jenilson Leite falou sobre segurança pública. O parlamentar comentou os altos índices de criminalidade em Tarauacá. Recentemente ocorreram três assassinatos por arma branca. Nesse sentido, o parlamentar pediu a realização de uma audiência pública coordenada pela Comissão de Segurança da Aleac no município.

“Eu queria aproveitar este Grande Expediente para trazer uma pauta que é a violência que tem assolado nossos municípios, em específico Tarauacá. O município tem sido pauta nos jornais em relação aos crimes que vêm ocorrendo. Foram três homicídios por arma branca. Nesse aspecto, estou propondo que a gente vá até Tarauacá ouvir, sobretudo a Polícia Militar, o Ministério Público e a população. Já ouvi dos moradores que o principal fomentador é o tráfico de drogas”, pontua.

Jenilson lembrou o esforço da Mesa Diretora da Aleac no sentido de garantir que as Comissões se desloquem até os municípios para atender as demandas locais. “Queria salientar o esforço que esta Mesa Diretora tem sempre feito para garantir que as Comissões se dirijam aos municípios. Desde já peço o apoio nessa pauta de podermos nos deslocarmos até o município de Tarauacá, cita.

Ao finalizar, o deputado comunista deu as boas-vindas ao deputado Lourival Marques (PT), que retorna ao Parlamento acreano após cinco meses à frente da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

“O senhor sempre vai ser bem-vindo a esta Casa. Nós todos temos o prazer de voltar ao convívio do senhor, como colega de Parlamento. Estendo ao senhor as boas-vindas a esta Casa de todos aqueles que não tiveram a oportunidade de vir a esta tribuna”, salienta.

José Pinheiro
Agência Aleac