Contadores são homenageados em sessão solene na Aleac

sesscont031116A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (2), sessão solene em alusão ao Dia do Contador, data comemorada no dia 22 de setembro. A homenagem foi fruto do requerimento de autoria da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), aprovado em plenário pelos parlamentares. A Contabilidade existe há cerca de 4 mil anos, mas foi só no século XIX que foi reconhecida como ciência. Hoje, no Brasil, existem milhares de profissionais distribuídos por órgãos públicos, consultorias e escritórios, exercendo a profissão como analistas, auditores e contadores.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), deu início a solenidade destacando a importância do contador para o Estado. “Desejo que todos se sintam acolhidos neste Parlamento. Quero dizer que os deputados, em sua unanimidade, reconheceram a importância dessa categoria ao aprovar essa homenagem. Os contadores sabem que têm este Parlamento como um ponto de apoio, podem contar com a gente sempre. A toda a categoria, todo meu carinho, respeito e admiração”, disse.

A autora do requerimento, deputada Eliane Sinhasique (PMDB), enfatizou a importância do profissional de contabilidade para as instituições. Sinhasique frisou que o contador é considerado um dos profissionais que tem participação fundamental para o progresso econômico de uma cidade, de um país, sendo também uma das profissões mais antigas que se tem registro na história humana.

“É com imensa satisfação que hoje homenageamos os profissionais contadores. Antigamente o profissional de contabilidade era conhecido como guarda-livros. A Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio das instituições tanto no sentido econômico quanto administrativo. O contador é importante na vida de cada cidadão. A Contabilidade é uma das profissões que mais exige responsabilidade e zelo”, frisa.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Acre (Sescap/AC), Natalício Gomes, agradeceu a oportunidade e disse que a união das instituições que representam a categoria fortalece a luta por melhores condições de trabalho e remuneração. Ele agradeceu o apoio da Aleac e a receptividade.

“Agradeço a todos por estarmos unidos, valorizando a nossa profissão e tendo o apoio desta nossa Casa Legislativa”, completa.

Em pronunciamento, o Conselheiro e Membro da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, Wellington Chaves, agradeceu a parceria do Poder Legislativo nas ações do CRC/AC no Estado. Ele frisou que o Conselho tem se empenhado para aproximar os contadores das instituições públicas.

“Nós temos um grande desafio que é o de aproximar o Conselho dos órgãos públicos e estamos trabalhando diariamente para isso. Sabemos que a importância do contador aumenta com o passar das horas, paralelamente à sua responsabilidade frente à sociedade e ao governo. Quero agradecer a esta Casa pela pareceria de sempre, já realizamos inúmeros eventos neste Parlamento e somos sempre muito bem recebidos”, enfatizou.

O presidente da Associação dos Contadores Unidos do Acre (Ascontacre), Mateus Calegari, disse que a Contabilidade estava abandonada pelos entes públicos. Ele ressaltou que com a criação do ‘Grupo de Contadores Unidos’ diversas conquistas foram alcançadas, dentre elas a parceria com órgãos públicos.

“A Contabilidade estava um tanto quanto abandonada pelos entes públicos, mas de dois anos para cá essa realidade mudou. Com a criação do grupo dos ‘Contadores Unidos’, todos os profissionais se uniram para fazer discussões e traçar metas que a categoria precisava alcançar. Criei este grupo e tive êxito com ele. Hoje, após passar por diversas batalhas nós chegamos a um objetivo comum, obtivemos conquistas importantes e conseguimos nos aproximar dos demais órgãos”, afirmou.

O deputado Josenildo Inácio (PTN) saudou os profissionais em Contabilidade presentes no plenário e parabenizou a deputada Eliane Sinhasique pela iniciativa. “Parabenizo a deputada Eliane pela realização desta justa homenagem e como colega de profissão, pois, em 1993 recebi o diploma de Técnico em Contabilidade, sei que a Contabilidade mudou, evoluiu. Graças a este diploma cresci profissionalmente porque trabalhei e ajudei muitas pessoas. Ainda hoje, graças aos meus conhecimentos nessa área, faço a contabilidade das minhas despesas, da minha casa, dos meus filhos. E se precisarem de nós, parlamentares, para analisar qualquer projeto que envolva a Contabilidade contem conosco, parabéns! ”.

Para o deputado Jenilson Leite (PCdoB), o contador é um profissional de suma importância a qualquer sociedade moderna. “Esta Casa respeita muito essa categoria e o trabalho que esses profissionais desenvolvem no Acre. Percebi na sessão de hoje que houve por parte dos representantes da classe a grande vontade de externar a importância do reconhecimento para as pessoas que trabalham com Contabilidade. Isso é ótimo, porque não existe coisa mais gratificante do que o reconhecimento do nosso trabalho”.

O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), ressaltou a importância dos contadores para a sociedade. Para o deputado, esse profissional auxilia o trabalho parlamentar na análise de dados e checagem.

“Nós lidamos com a prestação de serviços à comunidade. Os nossos debates aqui na Aleac sempre se dão sobre a questão contábil e só conseguimos fazer isso porque contamos nas nossas assessorias com profissionais da Contabilidade, que buscam, que pesquisam e analisam os dados”, enfatiza.

Ao final da solenidade o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, recebeu uma homenagem do Conselho Regional de Contabilidade do Acre pelos serviços prestados pelo Parlamento acreano à sociedade.

Mircléia Magalhães e José Pinheiro