Deputado Raimundinho da Saúde destaca visita ao Hospital do Câncer de Porto Velho

O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) destacou na sessão desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a visita que fez na semana passada, juntamente com o deputado Chagas Romão (PMDB), ao Hospital do Câncer Barretos, conhecido como Barretinho, de Porto Velho. O parlamentar fez elogios à administração da unidade hospitalar e falou da possibilidade de instalação de uma unidade de prevenção da instituição no Acre.
O deputado percorreu a obra em andamento no vizinho Estado de Rondônia e agendou uma visita do representante do hospital ao Estado no dia 17 deste mês. Segundo Raimundinho, é preciso um trabalho forte junto a instituições públicas e privadas para arrecadar recursos para manter a unidade em funcionamento, independente de recursos governamentais.
“Fiquei impressionado com o que vi, a unidade de saúde de Porto Velho é pequena, mas possui uma significativa rotatividade de atendimento, sem falar na qualidade dos profissionais que trabalham lá. Aquele hospital trata seus pacientes com dignidade, e isso é o mais importante, graças a administração do local que é feita com empenho e responsabilidade”, disse.
O deputado pediu o apoio dos demais parlamentares e do Poder Executivo para garantir a implantação do modelo que é utilizado no hospital do câncer de Porto Velho no Estado do Acre. “É um projeto grande que vai beneficiar milhares de pessoas. Quem teve câncer ou tem alguém na família com esta doença sabe que a maior dificuldade é o distanciamento durante o tratamento. Espero que esse projeto seja viável e que o governo do Acre dê todo o incentivo necessário para garantir a implantação dessa unidade hospitalar no nosso Estado. Peço também o apoio de os meus colegas parlamentares, a unidade preventiva do Hospital de Barretos poderá ampliar a possibilidade de cura aos acreanos”, ressaltou.
O parlamentar informou que vai marcar uma reunião dos representantes do Hospital de Barretos com o governador Tião Viana (PT) para que o Estado possa abraçar esta iniciativa. “Precisamos combater essa doença que tem que ser diagnosticada no início para proporcionar melhor tratamento e melhor qualidade de vida aos pacientes do Acre que sofrem longe de seus familiares. Esse hospital vai amenizar o sofrimento de muitos pais de família que atualmente precisam abandonar sua estrutura familiar para se deslocar a outros estados para dar continuidade ao tratamento dos filhos”, complementou.
Para concluir, Raimundinho da Saúde disse que a situação do Hospital do Câncer de Rio Branco é preocupante. “Temos um hospital que está prestes a fechar por falta de remédios para a dor. Aquela unidade de saúde não dispõe de material básico para atender os pacientes com câncer, e o pior, não recebe nem um tipo de ajuda ou doação. Dia 11 de novembro terá um leilão de gado no Alto Acre e toda a renda arrecadada irá para o Hospital de Rondônia, isso é muito triste. É doloroso saber que os pacientes com câncer não estão tendo o tratamento devido”, frisou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac