loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Geraldo Pereira destaca projeto que diminui juros das dívidas de estados e municípios

geraldo061114O líder o Partido dos Trabalhadores na Aleac, deputado Geraldo Pereira, destacou na sessão desta quinta-feira, 6, a aprovação do projeto que altera o indexador que corrige a dívida dos Estados com a União. A aprovação ocorreu ontem (5), agora o texto segue para sanção presidencial. Pela proposta, o Governo Federal fica autorizado a trocar o indexador dos atuais 6% a 9% de juros mais IGP-DI, para 4% de juros mais Selic ou IPCA. As novas condições poderão ser aplicadas com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2013.

Segundo o deputado, a dívida dos estados reduzirá em média 33% possibilitando que os governantes administrem seus estados “mais aliviados”. “Enfim o Congresso Nacional acordou com essa atitude, pois com essa aprovação a dívida dos estados reduzirá em média 33% o que fará com que os governantes trabalhem mais aliviados”, disse.

Para o deputado, com a aprovação da matéria os estados terão mais recursos para investir na infraestrutura e em programas sociais. “Com isso sobrará mais dinheiro para investir em infraestrutura e ampliar os programas sociais, o governo não pode perder o olhar para os menos favorecidos. Espero, de verdade, que esses recursos possam ser destinados à ampliação dos benefícios sociais”, complementou.

Para concluir, Geraldo Pereira parabenizou o deputado Tchê (PDT) que, segundo ele, sempre trabalhou em defesa da negociação da dívida dos estados com Federação. “Não poderia deixar de parabenizar o deputado Tchê pelo trabalho que fez como parlamentar e como presidente da Unale em defesa da negociação da dívida dos estados. Esse trabalho não foi em vão e hoje estamos colhendo os frutos do seu esforço”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac