loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Geraldo Pereira explica reajustes de energia e combustíveis anunciados pelo Governo Federal

geraldo051114O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado Geraldo Pereira, ressaltou na sessão desta quarta-feira, 5, que os consumidores residenciais de baixa renda são isentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre a energia elétrica. O projeto Complementar da Câmara dos Deputados (PLC 132/2008) referente à isenção foi aprovado no ano de 2012 pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A explicação do parlamentar se deu após o deputado Chagas Romão (PMDB) ter questionado na tribuna o aumento no preço dos combustíveis e da tarifa de energia elétrica anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) após as eleições. “A verdade é que tem que ter dinheiro para Educação, Saúde e outros setores. Tem que ter dinheiro para a manutenção dos ramais que o deputado Chagas Romão tanto fala, até porque nada que é público é de graça, pelo contrário, é muito caro e sai do bolso do trabalhador”, disse.

O parlamentar comentou ainda as falhas apontadas pelo Tribunal de Contas da União nos programas sociais desenvolvidos pela presidente Dilma Rousseff (PT). A auditoria do TCU apontou que os programas sociais do governo têm falhas e que a linha que define a pobreza e a extrema pobreza no país está defasada. De acordo com Geraldo Pereira, um ministro do TCU teria afirmado que os programas sociais do Governo Federal estariam acabando com a classe média brasileira.

“Então quer dizer que os benefícios que são direcionados para os pobres através de programas sociais desenvolvidos pela presidente Dilma Rousseff estão prejudicando a classe média brasileira? Quer dizer que toda assistência oferecida pelo Governo Federal aos mais necessitados é uma ameaça para aqueles que têm mais dinheiro? A verdade é que as pessoas não se preocupam com os pobres, a maioria se preocupa apenas com a infraestrutura do nosso país e isso não basta para o povo brasileiro”, afirmou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac