Aleac realiza sessão solene em alusão ao Dia do Estudante e Dia Internacional da Juventude

sesssolestud110816A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou na manhã desta quinta-feira (11), uma sessão solene em alusão ao Dia do Estudante e ao Dia Internacional da Juventude, comemorados nos dias 11 e 12 de agosto, respectivamente. A homenagem é fruto do requerimento dos deputados Manoel Moraes (PSB) e Jenilson Leite (PCdoB).

A solenidade, que iniciou com uma apresentação do coral da Aleac, contou com a presença de parlamentares, estudantes de escolas públicas, representantes dos movimentos estudantis e de instituições voltadas para a juventude.

A secretária de Juventude de Rio Branco, Temillys Lima, relatou os benefícios que os cursos profissionalizantes voltados para os jovens podem trazer e pediu às autoridades presentes que invistam cada vez mais nos jovens.

“Não vivi à margem da lei, mas vivia na ociosidade e a bolsa de estudos com que fui contemplada pagava 100 reais para jovens multiplicadores do bem. Através da Secretaria de Juventude eu mudei minha vida. Quando você olha para os jovens e investe neles o retorno é certo. O que precisamos hoje é de um governo cada vez mais comprometido com a juventude. Temos aqui futuros promotores, advogados, deputados, professores, entre tantos outros. Os investimentos de hoje revelarão o futuro que teremos. Por isso, não abandonem nossa juventude, coloquem os jovens no centro dos debates, porque são eles que os representarão futuramente”.

O assessor especial da juventude do Acre, Weverton Matias, que participou da sessão representando o governador Tião Viana, destacou a importância de debates voltados para a juventude acreana.

Saúdo os deputados por essa iniciativa de propor uma reflexão a respeito deste dia. Temos aqui pessoas que promovem esforços para que sejamos de fato representados. Este é um momento importante para que mergulhemos numa profunda reflexão acerca dos direitos da juventude brasileira. É necessária a concepção de projetos que de fato alcancem os jovens e promovam uma mudança na realidade que muitos vivem. Sobretudo, sonhamos com um país que garanta os direitos das crianças, adolescentes e jovens, e por isso lutamos.

Joedson Reis agradeceu aos parlamentares pela homenagem e lembrou os estudantes que morreram durante a ditadura militar por lutar pelos direitos da classe.

Primeiramente, Fora Temer! Saúdo os deputados que estão aqui nesta data importante e agradeço pelo reconhecimento da nossa classe. Eu acredito que este é um dia não somente de luta dos estudantes, mas também de relembrar aqueles que foram retirados de suas famílias, que tiveram suas vidas ceifadas durante a ditadura militar. Este é um dia de celebrarmos a continuidade dessa luta e de reafirmar as políticas públicas e assistências estudantis.

O que os deputados falaram:

Manoel Moraes (PSB)
“Me sinto muito a vontade de estar com os estudantes, pois tenho pelo menos 15 projetos de lei que beneficiam essa classe, por compreender a importância deles. A Semana Estadual da Juventude foi criada por meio de um projeto meu para que a gente possa divulgar melhor as ações voltadas para essa área, e o governo, através de instrumentos de lei, proteja a juventude. Quem vai passar o Brasil a limpo são vocês, estudantes, por isso queremos que vocês encontrem aqui no Poder Legislativo um ponto de apoio em favor de suas lutas. ”

Jenilson Leite (PCdoB)
“Saúdo todos os estudantes presentes, é uma satisfação muito grande recebê-los aqui, assim podemos, além de falar, ouvi-los. Temos representantes de jovens de vários grupos diferentes. Estamos passando por momentos muito difíceis, o que vemos acontecer no dia a dia da política brasileira não pode ser um exemplo a ser seguido pelos nossos jovens, que certamente serão nosso futuro. Não retroceder e continuar avançando é uma marca dessa juventude. Vocês têm todo nosso apoio em suas lutas, pois o estudante tem que ter voz e vez.”

Eber Machado (PSDC)
“Com muita honra recebemos os estudantes nesta sessão. Sabemos que neste momento trabalhamos o presente olhando para o futuro, pois são vocês que ocuparão os lugares que hoje nós ocupamos. Deixo aqui meus parabéns a todos e contem conosco em suas batalhas”.

Eliane Sinhasique (PMDB)
“Parabenizo os estudantes pelo seu dia e homenageio também os advogados que são eternos estudantes das leis brasileiras. Atualmente as estruturas físicas das escolas precisam ser reformuladas e também a forma de ensinar precisa ser revista, pois não condiz com nossa atualidade. O jovem tem uma gama de estímulos extraclasse que muitas vezes o deixa desestimulado a estar na sala de aula, e isso precisa ser trabalhado desde o ensino fundamental. Investir na educação é proteger a juventude”.

Jesus Sérgio (PDT)
“Quero parabenizar todos os estudantes pelo seu dia. Como professor, lecionei por 20 anos no ensino médio e muitas vezes presenciei a desmotivação de alguns alunos, pois a escola não se adequava à realidade do estudante. É necessário investir em mais cursos profissionalizantes para que já no ensino médio o aluno se especialize em alguma área. Precisamos melhorar a estrutura das escolas, as políticas públicas devem ser mais voltadas para essa área, pois só através da educação podemos melhorar nossa sociedade. ”

Daniel Zen (PT)
“A data de hoje demonstra o resgate da importância do movimento estudantil para a história de lutas e conquistas no nosso país. Não adianta vir aqui e somente criticar o ensino, pois temos um governo que trabalha continuamente por melhorias na educação. A realidade das nossas escolas é diferente e sei disso, pois acompanhei e continuo acompanhando de perto os avanços, inclusive formulando projetos voltados para essa área. ”