loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Walter Prado pede empenho de bancada federal sobre situação de brasileiros na Bolívia

walter291014O líder do PROS no Parlamento acreano, o deputado Walter Prado, pediu o empenho da bancada federal do Acre no sentido de cobrar do Itamaraty o cumprimento do acordo entre o Brasil e a Bolívia para o pagamento de indenização aos brasileiros residentes na faixa de fronteira do lado boliviano. “Os nossos senadores e deputados federais têm que buscar no Itamaraty o cumprimento desse acordo”. Prado disse que o presidente Luís Inácio Lula da Silva, à época, foi sensível ao repassar os recursos na ordem de U$ 20 milhões para o governo boliviano. Entretanto, Evo Morales não tem cumprido o que foi acordado entre os dois países.

“O assunto trazido aqui pelo deputado Jamyl é um assunto de muita gravidade. Foram repassados U$ 20 milhões, por meio de convênio, a uma empresa que já fez esse mesmo procedimento no Chile, a Organização para as Migrações. O governo Lula foi sensível aos mais pobres”, disse Walter Prado.

O parlamentar disse que em 2006 ele realizou uma reunião em Capixaba com mais de 500 famílias que residem na faixa de fronteira e aconselhou aos posseiros que resistissem ao governo boliviano. Entretanto, ele alerta que hoje a situação é mais grave, isso porque o presidente Evo Morales foi reeleito e cumprirá a determinação de não manter estrangeiros na faixa de fronteira.

“Essa ditadura do Evo Morales não respeita nada. Nós resistimos naquela época, agora voltou à tona. Eu nunca vi um gesto mais injusto do que esse que estão fazendo com o povo brasileiro ali na Bolívia”, destacou o deputado do PROS.