loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene comemorativa ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária

solvigsanit050816Por meio da solicitação do deputado Heitor Júnior (PDT), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta sexta-feira (5) uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária. O Dia Nacional coincide com a data do nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil.

Além do autor do requerimento que originou o evento, participaram da solenidade, a diretora da Vigilância Sanitária do Acre, Albertina Costa; a diretora da Vigilância Sanitária de Rio Branco, Mayara Ferreira; a representante da Anvisa no Estado, Karla Baeta; a presidente do Conselho Estadual de Saúde do Acre, Rossana Freitas; o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida; o secretário estadual de Saúde, Gemil Salim, e servidores da Vigilância Sanitária dos municípios de Rio Branco, Plácido de Castro e Xapuri.

O deputado Heitor Junior ressaltou que a vigilância sanitária é uma prática que condiciona as liberdades individuais aos interesses públicos. Ele destacou ainda as ações realizadas no Estado no combate às hepatites.

“A atividade tem caráter preventivo e atravessa todas as práticas médicas, da prevenção ao combate às doenças. Eu milito já faz algum tempo na área da saúde, principalmente na prevenção e combate às hepatites e por isso sei do compromisso com que os profissionais da Vigilância Sanitária trabalham. São profissionais exemplares, que nos orgulham muito”, disse.

A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Albertina Costa, parabenizou os vigilantes sanitários e destacou a importância desses profissionais para o bem-estar da sociedade. Ela frisou que é a primeira vez que a Vigilância Sanitária está sendo pautada em todo Brasil.

“Parabenizo todos os vigilantes que fazem parte de um grupo compromissado com o bem do próximo. Temos a árdua missão de prevenir, eliminar e extinguir riscos à saúde da população, com trabalhos que vão desde a orientação à investigação. Essa é uma tarefa árdua e que leva tempo. Hoje contamos com servidores que lutam diariamente para promover a saúde das pessoas. O vigilante sanitário é o servidor que trabalha para o bem do próximo”, enfatizou.

Para Karla Baeta, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Acre (Anvisa), a Vigilância Sanitária é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós trabalhamos diariamente para aproximar a Vigilância Sanitária da população. Nos esforçamos para atender os anseios das famílias acreanas, levando serviços para garantir a segurança dos produtos que são consumidos pela população. Esse órgão é a porta de entrada mais universal que temos ao SUS, pois trabalha no controle de doenças, no controle de endemias, vacinação, dentre outros”, complementou.

O secretário Estadual de Saúde, Gemil Junior, falou sobre o importante papel da Vigilância Sanitária na inspeção e controle de determinadas enfermidades que atingem a comunidade.

“Quando olho para a Vigilância Sanitária, vejo a capacidade de amor e dedicação que seus servidores devem ter dia após dia, trabalhando inclusive de sol a sol. É uma profissão que envolve muito amor, por isso me comprometo a estar sempre apoiando o trabalho desses profissionais. É naquela Instituição que encontramos soluções de vários problemas de saúde.

Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira
Agência Aleac