loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Chagas Romão questiona lentidão no encaminhamento do TFD no Acre

chagas211014O deputado Chagas Romão (PMDB) denunciou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21, a demora no encaminhamento para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no Estado do Acre. O oposicionista relatou o caso de um paciente que foi diagnosticado em maio deste ano com descolamento de retina e que desde então aguarda o encaminhamento do TFD para fazer tratamento fora do Estado.  O parlamentar pediu que a secretária de Saúde do Estado, Suely Melo, explicasse o motivo da demora do encaminhamento do TFD uma vez que o paciente aguarda há seis meses na fila de espera.

“Esse senhor foi à minha casa para pedir ajuda porque ele não aguenta mais esperar. Ele foi diagnosticado com deslocamento de retina e desde maio aguarda o encaminhamento do TFD que até agora não se manifestou. Não podemos brincar com a saúde das pessoas desse jeito, esse homem pode perder a visão se não for tratado a tempo”, disse.

O oposicionista disse que a demora no encaminhamento do TFD no Acre está relacionada à falta de gestão. “As pessoas estão abandonadas pelo TFD essa é a verdade. Toda essa demora e burocracia nos processos dos pacientes é falta de gestão, é falta de uma administração séria e justa. A situação é grave, não é brincadeira não. Espero sinceramente que a secretária de Saúde se manifeste o mais rápido possível”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac