loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Tchê questiona falta de propostas para Educação durante debate presidencial

tche151014 O terceiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado José Luis Tchê (PDT), destacou na sessão desta quarta-feira, 15, o primeiro debate do segundo turno das eleições presidenciais realizado na noite de ontem (14), ente os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). O vento foi promovido pela TV Bandeirantes. Fazendo alusão ao Dia dos Professores, comemorado todo dia 15 de outubro, o deputado cobrou dos dois candidatos à presidência da República propostas de educação que, segundo ele, não estão sendo apresentadas aos eleitores brasileiros durante os debates.

“O debate realizado ontem começou na pancada e só apenas no segundo bloco que os candidatos começaram a apresentar suas propostas. Atualmente existem várias legislações que beneficiam os professores, mas todas elas defendem quase a mesma coisa. A proposta das escolas em tempo integral, por exemplo, não temos estrutura para isso até porque faltam professores, laboratórios, a verdade é que todo mundo promete, mas infelizmente não temos condições de executar”, disse.

O parlamentar questionou ainda o programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal, que já concedeu bolsas a 83 mil estudantes. De acordo com Tchê, a primeira etapa do programa deixou a desejar. “Dilma apresentou no seu novo plano de governo a 2ª fase do programa Ciência sem Fronteiras. Eu poderia até dizer que o projeto realmente funciona se não fossem as dificuldades que os alunos estão enfrentando por não falar inglês”, destacou.

Para concluir, o deputado destacou a lei de sua autoria que concede o direito a pagamento de meia entrada em eventos culturais de lazer a professores da educação básica do Acre. Com a aplicação da lei os professores poderão comprovar exercício profissional com um documento de identidade oficial com foto e contracheque que identifique o estabelecimento de ensino empregador, o funcionário e o cargo que ocupa.

O benefício inclui cinemas, teatros, museus, circos, casas de show e demais ambientes públicos ou privados em que se realizem espetáculos artísticos e culturais. “Nossos professores hoje podem prestigiar um cinema, casas de show pagando apenas meia entrada, antes só quem tinha esse beneficio eram os alunos por isso achei importante estendê-lo aos nossos educadores”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac