Ney Amorim assegura a procuradores que PEC que adéqua Constituição Estadual ao novo Código de Processo Civil será votada nesta quarta (18)

reunproc170516O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim (PT), recebeu na manhã desta terça-feira (17) um grupo de procuradores do Estado. Na pauta, a Proposta de Emenda à Constituição Estadual nº 3, que visa adequar a Carta Estadual ao novo Código de Processo Civil, que prevê o pagamento de honorários advocatícios.

Ney Amorim assegurou que a matéria entrará na pauta de votação desta quarta-feira (18), isso porque a proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). “Está tudo pacificado na Casa. Não teremos surpresas. Acredito que não teremos nenhum problema na aprovação dessa matéria porque já é consenso entre os parlamentares”, disse ele.

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre, Erico Maurício Pires Barboza, agradeceu a recepção da proposta pelos parlamentares e garantiu que os procuradores acompanharão a sessão deliberativa desta quarta. “Estaremos prestigiando a sessão. Esse é um tema importante para nós, procuradores, e para o Estado porque visa adequar a nossa Constituição a uma legislação federal”, argumenta.

Já o líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), agradeceu a presença dos procuradores e destacou o trabalho desenvolvido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Ele falou, ainda, da necessidade da formação de uma comissão de procuradores e parlamentares para a atualização da Constituição Estadual.

“Queria sugerir a formação de uma comissão da PGE e dessa Casa para que promova a atualização da nossa Constituição”, disse o parlamentar.

O deputado Jenilson Leite (PCdoB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Aleac, também participou do encontro, além das deputadas Leila Galvão (PT) e Doutora Juliana (PRB).

A propositura veta a liberação dos procuradores do Estado para atuarem na advocacia privada.

José Pinheiro