loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique pede criação de sindicância para apurar mortes na maternidade da capital

eliane040516A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou durante a sessão desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um requerimento solicitando a criação da “Comissão de Sindicância para investigar as causas de óbitos e as sequelas em recém-nascidos, decorrentes do atraso nos partos realizados na Maternidade Bárbara Heliodora”.

A parlamentar, que também faz parte da Comissão de Saúde da Aleac, justificou seu requerimento com base nos casos decorrentes de mortes de bebês ocorridas na maternidade da capital.

“Acredito que é muito importante investigarmos a fundo e sabermos o exato número de mães que após dar entrada na maternidade perderam seus bebês logo após o parto, ou mesmo o caso em que as crianças ficaram com sequelas devido à demora no atendimento, do ano de 2015 até agora”, justificou.

Sinhasique disse que existem constantes denúncias de negligências no atendimento às gestantes. Ressaltou ainda que consta em dados oficiais da Secretaria de Saúde que no primeiro trimestre de 2015 morreram 35 bebês na maternidade da capital.

Caso a criação da sindicância seja aprovada pelos demais parlamentares, serão investigadas as ocorrências de natimorto e neonatais precoces; averiguação do atendimento prestado às gestantes; a possível ausência de profissionais de saúde e equipamentos necessários para evitar as mortes dos bebês e a as causas de sequelas em nativivos.

Andressa Oliveira
Agência Aleac