Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Jovem Parlamentar Acreano (JPA) / Jovens Parlamentares aprendem sobre o funcionamento das Comissões do Legislativo Acreano

Na última quinta-feira (6), os Jovens Parlamentares Acreanos (JPA) participaram de um encontro com a secretária adjunta do Parlamento Acreano, Evelena Cardoso. Na oportunidade, eles receberam orientações sobre a formação de Comissões Especiais e Permanentes e de como acontece todo o processo de instalação e escolha dos seus respectivos integrantes, titulares e suplentes, bem como a representatividade de cada sigla partidária na composição das Comissões.

Evelena Cardoso discorreu ainda sobre os trabalhos realizados pelas Comissões da Casa e sobre a importância na elaboração dos projetos de lei, de forma que os mesmos atinjam positivamente a população. Para ela, essa é uma ótima oportunidade para que os jovens fiquem por dentro de todas as atividades que acontecem na Casa.

“O Poder Legislativo Acreano conta atualmente com o trabalho de 12 Comissões, que dão parecer sobre proposições referentes aos assuntos de suas respectivas especializações. Também promovem estudos sobre questões de interesse público, realizam audiência públicas. Hoje, pude explicar o passo-a-passo de todo o processo das comissões para os nossos jovens parlamentares. É muito importante para eles essa conexão com as ações do parlamento. Dessa forma, eles vivenciarão de perto o dia-a-dia dos deputados estaduais”, disse.

A Diretora da Escola do Legislativo Acreano, Rachel Farias, frisou que essa é uma forma de aproximar ainda mais os jovens parlamentares dos deputados estaduais. “Nós já desenvolvemos uma ampla programação que possibilita a esses Jovens sua participação em diversas atividades da Escola que abordam temas como ética, cidadania, democracia, dentre outros, que estimulam uma reflexão crítica sobre os processos de representação política, mas, é muito importante também que eles de fato acompanhem mais de perto as atividades legislativas e possam vivenciar as ações parlamentares. Então, decidimos junto com os deputados, que eles acompanharão o processo de instalação das comissões bem como da escolha de seus membros. Isso fortalecerá ainda mais a atuação desses jovens neste Poder”, enfatizou.

O presidente da Aleac, Deputado Nicolau Júnior (PP), apoiou a iniciativa. “O Jovem Parlamentar se trata de um projeto de autoria do Deputado Daniel Zen que foi totalmente abraçado na nossa gestão por ser um programa de cidadania. Então, quanto mais conhecimento a gente puder passar mais esses estudantes vão aprender sobre o legislativo. Esse programa é sem dúvida uma experiência única para cada um deles”, enfatizou.

A Aleac possui atualmente as seguintes comissões: Comissão de Segurança Pública e Combate à Violência e Narcotráfico, Comissão de Constituição Justiça e Redação, Comissão de Orçamentos e Finanças, Comissão de Serviço Público, Trabalho e Municipalismo, Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação, Comissão de Legislação Agrária, Comissão de Educação Cultura e Desporto, Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Comissão de Legislação Participativa, Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Comissão de Saúde Pública e Assistência Social, Comissão da Criança, do adolescente, do Idoso e de Combate à Pedofilia.

Mircléia Magalhães

About Emilly Dossa