A Escola do Legislativo Acreano realizou na manhã desta quinta-feira (18) a última rodada de atividades em alusão ao mês do Meio Ambiente. Dentre as atividades desenvolvidas, foram disponibilizadas aos servidores da Assembleia Legislativa do Acre e ao público participante mudas de árvores frutíferas, além da realização de uma pegada ecológica.
A pegada ecológica é o termo utilizado pelos ambientalistas para nominar um questionário que afere a pressão do ser humano sobre o planeta, medindo a rapidez com que consumimos os recursos naturais e produzimos resíduos em comparação com a capacidade de absorção da Terra.
Adriano Alex, técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), disse que a pegada ecológica visa, entre outras coisas, conscientizar o cidadão para um consumo mais responsável. “Ao responder o questionário, o sistema irá calcular o seu consumo no planeta e assim a pessoa pode modificar seus hábitos e consumir consciente”, diz ele.
A diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, disse que a receptividade do evento por parte dos funcionários da Assembleia Legislativa foi positiva e acrescentou que a ideia é despertar para o consumo consciente, porque cada um deve fazer a sua parte para a preservação do planeta.
“A participação dos servidores foi muito boa nos dois dias. Inclusive eu quero agradecer o apoio do deputado Ney Amorim (PT) e de toda a Mesa Diretora por nos ajudarem nessa iniciativa alusiva ao mês do Meio Ambiente”, concluiu.