loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Assembleia Legislativa homenageia poetas acreanos em sessão solene

sesspoetas191115A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (19) uma sessão solene para homenagear os poetas acreanos. A solenidade é fruto do requerimento nº 95/2015, de autoria da deputada Eliane Sinhasique (PMDB).

O presidente do Parlamento estadual, deputado Ney Amorim (PT), disse que é uma honra homenagear a poesia acreana. De acordo com Ney Amorim, os poetas acreanos registram os acontecimentos de modo lírico, influenciando na cultura, religião e até mesmo na política.

“É com muita honra que nós os recebemos nesta sessão solene, que é fruto do requerimento da deputada Eliane Sinhasique e aprovado pelos 24 deputados aqui desta Casa. Temos aproveitado as quintas-feiras para homenagear as pessoas pelo trabalho que têm feito no nosso Estado. A poesia, ela está presente no dia a dia das pessoas conseguindo um novo olhar para a realidade”, disse Ney Amorim.

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) ressaltou a importância da poesia brasileira, além de destacar o trabalho dos poetas acreanos e sua trajetória. A parlamentar lembrou que a primeira poesia acreana registrada foi o Hino Acreano, escrito pelo poeta Francisco Mangabeira. Outra personalidade citada por Sinhasique que contribuiu para o fortalecimento da poesia acreana é Osmar Sabino, fundador da Academia Acreana de Letras.

“Não poderia deixar de falar sobre a história da poesia no Acre. A primeira poesia escrita foi o Hino Acreano. A classe dos poetas é uma das classes de escritores mais admiráveis que se tem conhecimento, pois suas habilidades são realmente feitas por amor”, disse a parlamentar.

O presidente da Academia de Poetas do Acre, Renã Leite Pontes, ressaltou a importância da leitura e da escrita na vida das pessoas. “A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro”, disse ele.

Já o presidente da Academia Juvenil de Letras do Acre, Jackson Viana, ressaltou o interesse da Assembleia Legislativa acreana em abrir as portas para as manifestações culturais, em especial a poesia. Ele acrescenta que a ausência de cultura tem trazido mazelas sociais, como a violência.

“Faço reverência à atitude da deputada Eliane Sinhasique e desta Assembleia, por essa belíssima homenagem. Cultura nunca foi um tema muito abordado pelas casas legislativas, até mesmo porque existem urgências em relação a outros temas. No entanto, a ausência da cultura é sem sombra de dúvidas uma das maiores causadoras dos mais diversos problemas que a sociedade enfrenta”, salienta.

A presidente da Academia Acreana de Letras, professora Luísa Galvão Lessa, parabenizou a iniciativa da Assembleia acreana e ressaltou que é necessário buscar novos caminhos para a educação e acrescenta que é a poesia que possibilita ao ser humano conhecer a si mesmo.

“Este é um dia especialíssimo, em que o Poder Legislativo do Acre dedica uma sessão solene para homenagear os poetas acreanos. Não soube de nenhum gesto como esse ocorrido antes em nosso Estado. Devemos ler, pesquisar, refletir, encontrar novos caminhos para a educação e para a literatura do século XXI, que tanto necessita de novos horizontes, pois ocupa um espaço único. É ela quem ajuda o ser humano compreender a si mesmo”, pontua.

A solenidade teve encerramento com a declamação de versos pelo poeta e servidor do Poder Legislativo Francisco Rodinês e do poeta Isaac de Melo.

O que os deputados falaram:

Daniel Zen (PT)
“Ainda garoto, quando tinha quatro para cinco anos, minha mãe não tinha com quem me deixar e me levava com ela para a universidade onde ela cursava letras. Foi aí o primeiro contato que tive com a escrita e a leitura. Tinha também meu tio-avô, o ex-senador Mário Maia, já falecido. Ele também foi membro da Academia Acreana de Letras e escreveu inúmeras obras no campo da poesia”.

Lourival Marques (PT)
“Quero parabenizar a deputada Eliane Sinhasique por ter apresentando o requerimento solicitando a realização desta sessão solene para homenagear nossos poetas. Os construtores de versos merecem todo o nosso respeito pela dedicação e disposição que eles têm para consagrarem a poesia”.

Mircléia Magalhães, José Pinheiro e Andressa Oliveira
Agência Aleac