loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Gehlen Diniz denuncia descaso do TFD com jovem de 15 anos

gehlen090915Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante sessão desta quarta-feira (9), o deputado Gehlen Diniz (PP) denunciou o caso de um jovem de 15 anos que foi submetido ao um tratamento de dois anos e meio após ter sido diagnosticado com câncer no joelho. Segundo o oposicionista, como o tumor não diminuiu com o tratamento o garoto foi encaminhado para Barretos e aguarda até hoje uma resposta do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Ainda de acordo com o parlamentar, sempre que a família procura o TFD os funcionários dizem que o garoto ainda não foi transferido para São Paulo porque o Estado estaria passando por algumas dificuldades financeiras.

“O mais absurdo de tudo isso é que quando o pai desse jovem, o senhor Francisco Carlos, procurou o TFD para saber o motivo da demora da transferência eles informaram que tinham perdido o processo do garoto, isso é inacreditável. O pai do menino relatou que ele mesmo pegou as pastas onde são arquivados os processos para procurar o do seu filho e que só sairia de lá com o processo do menino nas mãos”, disse.

Para Gehlen Diniz, o caso desse jovem é mais um exemplo de que a saúde pública do Acre está um caos. “Perderam o processo deste jovem, o que mais pode acontecer? Esse garoto está em casa e há três meses aguarda ser transferido para São Paulo, nós não podemos permitir que coisas como essas continuem acontecendo. Sempre faço críticas, aponto os erros, peço melhorias, mas, infelizmente, as coisas só pioram na saúde pública do Acre”, complementou.

Quanto ao pronunciamento da deputada Leila Galvão (PT), que na tribuna destacou a inauguração do projeto Dom Porquito, iniciativa que pretende exportar carne de porco e alavancar o setor produtivo na região do Alto Acre, Gehlen Diniz também se manifestou.

“É brincadeira dizer que a Dom Porquito vai abastecer o mercado asiático. Espero que consiga pelo menos se manter e daqui a dois anos não esteja sucateada como os demais empreendimentos do governo”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac