loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

“O problema da Saúde no Acre não é dinheiro, é incompetência”, afirma deputada Eliane Sinhasique

sinhasique080915A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) fez um relato durante a sessão desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), sobre o ofício que recebeu da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) em resposta aos seus questionamentos sobre verba e serviços prestados pela instituição. A parlamentar afirma que o grande problema da Saúde no Estado não é a falta de recursos, mas apenas má gestão.

“Finalmente recebi hoje uma resposta ao meu ofício enviado em julho para a Sesacre e pude constatar que o problema da Saúde no Acre não é dinheiro, é incompetência. Possuímos duas torres e nove profissionais para realização de exames como: endoscopia, colonoscopia, entre outros e apenas 32 diagnósticos são feitos por dia. A rede particular possui apenas uma torre de exame e um profissional e ainda assim realiza 20 exames ao dia. Aí eu pergunto: o que esses nove profissionais contratados pelo governo estão fazendo? ” Indagou.

Eliane Sinhasique falou ainda sobre um problema que, segundo ela, o Instituto de Identificação do Acre vem enfrentando. A parlamentar denuncia que carteiras de identidade não estão sendo emitidas e as que foram tiradas apresentam borrados que dificultam a identificação de seus portadores.

Ainda durante a sessão, a deputada falou também sobre uma lista de 500 pessoas que aguardam na fila do TDF para realizarem cirurgia de catarata fora do Estado.

“Cada paciente desse custa em média 15 mil reais aos cofres públicos, isso para fazer uma simples cirurgia que poderia facilmente ser realizada aqui por bem menos. O governo só manda o paciente e não manda os recursos do SUS. O hospital de São Paulo não recebe mais pessoas encaminhadas pelo Acre, hospitais de outros estados estão começando a fazer o mesmo. Isso é um absurdo! ”, finalizou.

Andressa Oliveira
Agência Aleac